Topo

Longe da aposentadoria: dez atores com mais de 80 anos que estão na ativa

Montagem/UOL
Fernanda Montenegro, Maggie Smith e Orlando Drummond continuam trabalhando Imagem: Montagem/UOL
do UOL

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

2019-05-27T04:00:00

27/05/2019 04h00

Em tempos de discussão de reforma da previdência, muitos se perguntam até quando terão que trabalhar antes de se aposentar. Esses dez artistas surpreendem qualquer cálculo previdenciário e alguns, como Orlando Drummond e Ruth de Souza, estão dando expediente às vésperas de se tornarem centenários. Brincadeiras à parte, eles estão na ativa graças ao talento e são exemplo de vitalidade. Confira!

  • Estevam Avellar/Globo

    Orlando Drummond

    Em outubro, o ator e dublador vai completar 100 anos, mas a idade não o impede de continuar na ativa. Na semana passada ele gravou uma participação na nova "Escolinha do Professor Raimundo" com o personagem que marcou sua carreira: o Seu Peru.

    "Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho. Obrigado, obrigado, obrigado", agradeceu o ator após a gravação e a homenagem que o atual elenco da produção fez ao veterano.

    Orlando também continua na ativa como dublador --ele deu a voz ao Scooby Doo, Popeye e Vingador de "Caverna do Dragão". O veterano voltou a dar voz ao malvado neste mês na publicidade de uma marca de carros que uma live action do icônico desenho.

    Leia mais

  • Divulgação/Globo

    Fernanda Montenegro

    Respeitada no meio artístico e pelo público, a atriz não se intimida com o trabalho mesmo aos 89 anos. Acabou de sair de "A Dona do Pedaço", na qual sua personagem teve um desfecho de heroína de filme de ação --Dulce matou os últimos integrantes da família Matheus atirando nos inimigos e ainda botando fogo na casa onde moravam.

    Fernandona ainda está no elenco de "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", filme de Karim Aïnouz que levou o prêmio principal da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes. Neste ano ela deve ainda estar em mais duas produções cinematográfica - "O Juízo" e "Dona Vitória".



    Ver essa foto no Instagram

    ? Talvez o teatro da palavra esteja em suas catacumbas, mas é delas que está vindo uma resistência cênica extraordinária. É dos pequenos espaços, com duas ou três sessões por semana, temporadas de um mês, com apresentações numa cidade aqui e outra lá, que algo novo pode surgir. Estamos lá, como os cristãos do Império Romano, jogados aos leões. Mas, se os leões nos engolirem, viveremos dentro deles. O fantástico é ver que cada uma dessas catacumbas tem sua fila na porta, com seus adeptos, para cada tipo de espetáculo. Somos imorredouros, inarredáveis.? Prêmio Faz a Diferença, 2018 - @jornaloglobo , obrigada! ??? Entrevista: https://bit.ly/2I0yqAg Foto: Márcio Alves/ Agência O Globo #fazadiferença #fernandamontenegro #teatro #personalidadeano2018

    Uma publicação compartilhada por Fernanda Montenegro (@fernandamontenegrooficial) em

    Leia mais

  • Isabella Pinheiro/Gshow

    Nathalia Timberg

    A atriz vai completar 90 anos em agosto e também não parece querer saber de descanso. Sua carreira começou no teatro há 59 anos e na TV, há 55. Sua produtividade nos dois meios é intensa. O talento já lhe rendeu 11 prêmios por sua atuação nos palcos e na televisão. Ela também está em "A Dona do Pedaço" como a ex-ricaça Gladys. No teatro, ela estreou "Iris", no ano passado, e deve retornar com o espetáculo no segundo semestre.

  • Paulo Belote/Globo

    Nicette Bruno

    Matriarca de uma família de artistas, ela também está no time dos que não param e emendam quase um trabalho no outro no teatro e na TV. Na televisão, onde estreou em 1952 ainda na extinta TV Tupi, Nicette fez dezenas de papeis na telinha, mas as mais novas gerações não esquecem de Dona Benta na versão do "Sítio do Pica Pau Amarelo" de 2001 a 2004 na Globo. Aos 86 anos, ela interpreta a judia Ester, do núcleo cômico da novela das 18h "Órfãos da Terra".

  • João Miguel Júnior/Globo

    Ary Fontoura

    O ator de 86 anos também é um dos mais atuantes da Globo. No ano passado, ele brilhou em "Orgulho e Paixão", seu personagem, o Barão Afrânio, participaria somente de um período da trama e teve a permanência esticada até o final. Ele tem no currículo de 56 anos na televisão personagens icônicos, como Nonô Corrêa, de "Amor com Amor se Paga" (1984) e Silveirinha de "A Favorita" (2008).

    Ary também está em "A Dona do Pedaço", como Antero, amigo da protagonista que vai ser disputado por duas mulheres na trama.

  • Fabiano Battaglin/Gshow

    Ruth de Souza e Milton Gonçalves

    Aos 98 anos, a atriz esteve na série "Se Eu Fechar Os Olhos Agora", da Globo, que acaba de ser exibida. Ela começou a carreira no teatro em 1945. Na mesma produção, estava outro veterano do ofício: Milton Gonçalves, 85 anos e 64 de carreira. Na TV, desde que estreou em 1957, o ator participou de uma produção a cada ano na Globo.

  • Reprodução/YouTube

    Maggie Smith

    A atriz britânica de 84 anos está no elenco de "Downton Abbey", filme da série de mesmo nome que estreia no Brasil em setembro deste ano. Ela também representou a condessa Violet Crawley nas seis temporadas da série. Desde sua estreia nas telas cinema, em 1958, ela não parou de trabalhar, com praticamente em uma produção a cada ano. Entre seus papeis, um dos mais marcantes foi a professora Minerva McGonagall, dos filmes de "Harry Potter". Leia mais

  • Lucas Jackson/Reuters

    James Earl Jones

    O ator e dublador americano de 88 anos tem uma carreira versátil em Hollywood e na Broadway, e entrou na galeria dos inesquecíveis pela sua voz, que emprestou ao sinistro Darth Vader na saga "Guerra nas Estrelas", até o recente "Rogue One".

    Jones também dublou Mufasa na animação "O Rei Leão" e voltou a fazer a voz do pai de Simba na live action que estreia em julho deste ano no Brasil e nos Estados Unidos

    Ver essa foto no Instagram

    July 19 #TheLionKing

    Uma publicação compartilhada por Disney?s The Lion King (@lionking) em

  • Divulgação

    Clint Eastwood

    No próximo dia 31 o ator americano completará 89 anos. No cinema ele começou como ator em 1955, mas a carreira engrenou mesmo na década de 1960, quando estrelou vários filmes do estilo "faroeste espaguete". Atrás das câmeras sua carreira começou em 1971 e, das oito indicações que recebeu para o Oscar, levou duas na direção: "Os Imperdoáveis", de 1992, e "Menina de Ouro", de 2004.

    Além de diretor, Clint também é produtor de cinema. Sua mais recente produção foi "Nasce Uma Estrela", protagonizada pela novata na área, a cantora Lady Gaga, que levou o Oscar pela canção "Shallow".

    Em fevereiro deste ano, ele estrelou no Brasil o longa "A Mula", onde interpreta um homem de quase 90 anos que aceita transportar drogas para um cartel mexicano nos Estados Unidos. Ele também dirigiu e produziu o filme.

Mais Entretenimento