Topo

Lamborghini, Lotus e até Ferrari: 8 marcas de luxo que se renderam aos SUVs

do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/10/2019 04h00

Se há um nicho de modelos de carro que só cresce a cada ano, é o dos utilitários esportivos. Basta sair nas ruas para ver. Porém, a febre está deixando de ser apenas exclusividade das marcas mais acessíveis e chegando nas montadoras premium do mercado automotivo.

Fabricantes antes acostumadas apenas com carros esportivos exclusivos cederam e passaram a produzir veículos familiares potentes e bastante luxuosos. E o sucesso deles faz cada vez mais marcas deste segmento avaliarem o desenvolvimento de SUVs.

Mas quais são os modelos mais importantes do mercado até aqui? Quais veículos estamos aguardando nos próximos anos? Veja aqui embaixo uma lista com oito carros importantes deste mercado:

  • Lamborghini Urus

    Desde 2018 no mercado, o modelo é certamente um dos maiores responsáveis pelo sucesso dos SUVs entre as marcas mais exclusivas do mundo. O carro vendeu cerca de 1.700 unidades em 2018 (quase um terço do volume total da Lambo) e promete mais para este ano, o que abriu os olhos da concorrência. O Urus possui motor biturbo V8 de 4.0 litros com 650 cv e passa dos 300 km/h. Atualmente com fila de espera, custa cerca de R$ 2,4 milhões.

  • Ferrari Purosangue

    Definido como "gran turismo" em vez de SUV pela fabricante de Maranello, o Purosangue tem seu lançamento marcado para 2022. Ainda não se sabe qual será sua motorização, mas é bem provável que o carro alie dois motores híbridos com uma unidade a combustão.

  • Aston Martin DBX

    O primeiro SUV da marca britânica tem lançamento marcado para o fim de 2019. Ele terá motor AMG biturbo de 4.0 litros V8, gerando 550 cv de potência ao todo. O modelo ainda possuirá torque de 71,3 kgfm e poderá chegar a até 290 km/h, prometendo bater de frente em termos de performance com rivais.

  • Porsche Cayenne

    Modelo precursor deste mercado, a Cayenne chegou em 2002 aliando perfeitamente o conforto com a performance conhecida de um Porsche. Desde então, o veículo é uma das joias da montadora de Stuttgart. Atualmente na terceira geração, o Porsche Cayenne tem opção de motor V6 e V8, podendo chegar até aos 680 cv.

  • Bugatti

    A francesa Bugatti declarou que tem planos de construir um utilitário para disputar o mercado com outras marcas de luxo. Entretanto, seu desenvolvimento ainda se encontra em fase inicial. A marca diz que será o carro mais caro do seguimento e também evita rotulá-lo como SUV, já que sua altura para o solo promete ser menor que a dos concorrentes. Boatos dão conta de que o veículo pode ter uma unidade motriz semelhante a do Urus.

  • Rolls-Royce Cullinan

    Outra joia da lista é o Cullinan. Custando aproximadamente R$ 3 milhões, ele chegou ao mercado neste ano depois de ter sua produção iniciada em 2018. O veículo britânico tem motor V12 biturbo de 6.75 litros. O modelo possui 571 cv de potência e alcança até 250 km/h.

  • Bentley Bentayga Speed

    Tido como SUV mais veloz do mundo pela Bentley, o Bentayga em sua versão Speed vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e chega a 306 km/h - o bastante para ter desbancado o Urus em termos de performance. Pesando duas toneladas e meia, ele possui debaixo do capô um biturbo W12 6.0 capaz de gerar 635 cv e 91,8 kgfm de torque. O carro está no mercado desde 2015.

  • Lotus

    Prometido para 2022, pouco se sabe sobre este carro além do fato de que contará com conhecimento da Geely (dona da Lotus) e da Volvo. Não se sabe qual será sua motorização. A Lotus, que atualmente vende cerca de 1500 carros por ano, quer dobrar este número com seu novo modelo SUV.

Listas