Topo

Haja história! Tudo o que você precisa saber sobre Mariana Ximenes

Colaboração para o BOL

2019-04-26T08:00:00

26/04/2019 08h00

A atriz Mariana Ximenes completa 38 anos nesta sexta-feira (26/4/2019). Inspirada pela garra da mãe, apaixonada pela profissão desde a infância, disposta a trocar de roupa até no ônibus e com o apoio de uma atriz que a acolheu em sua família, tinha tudo para a artista fazer sucesso... e fez mesmo! Confira detalhes sobre a vida e a carreira da famosa, que foi o primeiro amor de Caio Blat e tira onda por causa da semelhança com o apresentador Tiago Leifert.

  • Antonio Gauderio/Folhapress

    Paulistana

    Mariana nasceu em São Paulo. Filha de um advogado e de uma fonoaudióloga, ela ganhou, ainda na infância, o apelido de Minhoca, por se arrastar pela casa em vez de engatinhar. Sobre a mãe, a atriz fez questão de falar com orgulho, em entrevista ao jornal O Globo: "Me ensinou a ser guerreira. Minha avó teve 15 filhos, no sertão do Ceará, em Sobral. Minha mãe, a 11ª, foi escolhida para viver com os tios no Rio. Veio para cá aos sete anos, separada da família, mas teve oportunidades. Fez faculdade, se formou. Conheceu meu pai, casou e foi para São Paulo. Quando eu vim para o Rio, aos 17, ela deixou meu irmão cuidado, fazendo Medicina na Unicamp, e veio comigo. É uma mulher de fibra!"

  • Márcio de Souza/Globo

    Encantamento infantil

    Mariana Ximenes descobriu cedo a paixão pela atuação, mais precisamente aos seis anos, quando interpretou a personagem Cinderela em uma peça da escola. Aos 12, ela já atuava em comerciais infantis. Aos 13, fez uma participação na novela "74.5: Uma Onda No Ar", da Manchete. O sucesso fez com que ela voasse ao Rio de Janeiro, deixando o seu estado natal, São Paulo, para trás

  • João Miguel Junior/Globo

    Início

    "Eu tinha na mochila os livros e um guia de São Paulo. Não tinha aplicativos nem internet no celular, na época. Chegava a notícia de um teste, eu comprava um sanduba no colégio, abria o guia e via as baldeações do metrô e o ônibus. Às vezes eu esquecia e ia de uniforme, mas não queria chegar no teste assim, então eu me trocava no ônibus", contou a atriz sobre o início da sua trajetória artística, em entrevista ao programa "Vai, Fernandinha"

  • Reprodução/Instagram @marixioficial

    Muito trabalho

    Em 1998, Mariana apareceu nas telonas no filme "Caminho dos Sonhos", que abriu de vez o caminho para o sucesso, emendando trabalhos como "Fascinação" (ainda em 1998), no SBT, e partindo para a Globo logo em seguida, atuando em tramas como "Andando Nas Nuvens", "Força De Um Desejo", "Uga-Uga", "A Padroeira", "A Casa Das Sete Mulheres", "Chocolate Com Pimenta", "América", "JK", "Cobras e Lagartos", "Paraíso Tropical", "A Favorita", "Passione", entre outras. Nesse meio tempo, a atriz também aumentou seu currículo no cinema, estrelando filmes como "O Barato É Ser Careta", "O Invasor", "Dias de Nietzsche em Turim", "O Homem Do Ano", "Uma Estrela Para Ioiô", "A Máquina", "Muito Gelo e Dois Dedos d'Água", "Gaijin - Ama-me como Sou", "Miragem em Abismo", "JK - Bela Noite Para Voar", "Hotel Atlântico", "Quincas Berro d'Água", entre outros

  • AgNews

    Cuidados com o corpo

    Quer saber os segredos de beleza da atriz? Não são poucos, e ela contou detalhes sobre eles ao Gshow: "Faço exercícios regularmente. Ioga, por exemplo, é uma paixão. Além de cuidar do corpo, cuida da mente. Sempre tem meditação no final da aula. Procuro também fazer exercícios ao ar livre, junto da natureza. Outro dia, fiz a trilha da Pedra Bonita e pratiquei lá no topo, foi especial! Essa é a vantagem de morar no Rio. Outra coisa que adoro é stand-up paddle. Para a pele, vou à dermatologista e sigo à risca o que ela me indica. Sou a favor da prevenção sempre. Também tenho a regra de tirar a maquiagem antes de dormir, por mais cansada que esteja. Uso protetor solar todos os dias e chapéu nos mais quentes. Nos cabelos, faço hidratação de 15 em 15 dias. Tenho esse cuidado, porque a gente usa muito secador, babyliss, pinta por causa do trabalho. É preciso um carinho extra com os fios"

  • Reprodução/Instagram

    Apoio de Claudia Raia

    Ao participar do programa "Vai, Fernandinha", Mariana Ximenes relatou a força e o apoio moral que recebeu da colega de profissão, assim que ganhou a oportunidade de atuar em "Haja Coração" e sentiu medo por causa do papel: "Quando recebi o convite, falei: 'Não vou dar conta!'. A Claudia Raia, que interpretou o papel originalmente em 'Sassaricando', eternizou essa personagem. Eu 'paniquei'. Depois liguei para ela, que disse: 'Claro que você vai conseguir'". Além dessa trama, as duas contracenaram juntas em "A Favorita". Ao falar novamente sobre a colega, desta vez para o Vídeo Show, Mariana se emocionou: "A Claudia (Raia) é um ser muito especial que entrou na minha vida e eu agradeço todos os dias por conta disso, porque ela virou uma amiga, uma mãe, uma parceira de encontro para quem eu peço conselho o tempo inteiro. Ela me ensina a cada dia. Ela tem uma família que me acolheu muito. Uma família que eu peguei pra mim e eu agradeço profundamente à vida, que me deu a benção desse encontro"

  • Reprodução/Instagram @marixioficial

    Desconectada

    "Não sou dependente. Uso mesmo para trabalhar, para resolver coisas do dia a dia e para tirar fotos, que, aliás, eu adoro! Mas, por exemplo, nesses dias de viagem fiquei ótima sem. Ficaria até mais uns diazinhos desconectada [risos]. Uso a internet para pesquisar, ler notícias, me comunicar com meus seguidores... Tento ter uma relação saudável com o telefone. Uso quando preciso, quando é necessário", descreveu a atriz ao Gshow. Ao jornal O Globo, ela revelou, inclusive que é conhecida pelos amigos e parentes por sua demora para responder mensagens. "Se estou aqui com você, quero estar inteira, vivendo o presente, não consigo estar no celular. Em cena, é a mesma coisa. Apuro os instintos para receber a emoção, trocar com outros atores. Todo mundo fica escrevendo 'responde, por favor', mas não consigo", afirmou

  • Reprodução/SBT

    Paixão de Caio Blat

    Você se lembra deste amor adolescente? Quando Mariana Ximenes tinha 15 anos e Caio Blat tinha 17, os dois começaram a se envolver. Assim, ficaram juntos entre 1996 e 1999. Em janeiro deste ano, em participação no Vídeo Show, o ator falou sobre a ex: "Foi um grande amor, meu primeiro amor. A gente namorou quando nós éramos adolescente. A gente trabalhava muito junto. Fico feliz de ver que mulher linda e talentosíssima que se tornou"

  • Reprodução/Instagram @marixioficial

    Maternidade

    "É da minha natureza cuidar. Amo. Respeito quem não quer ter filhos, mas eu quero muito viver essa experiência", pontuou a atriz, em entrevista ao jornal O Globo. Ao Gshow, ela fez algumas reflexões sobre o assunto: "É um desejo que tenho, sim [ter filhos], mas acredito que tudo acontece na hora certa. Maternidade é um assunto muito sério, educar uma pessoa é muita responsabilidade. E é preciso se dedicar. Sou madrinha de cinco pimpolhos lindos! Sou grata por amigos terem confiado a mim essa linda missão"

  • Reprodução/Instagram @soueunavida

    Sósia de Tiago Leifert

    Uma situação inusitada, porém recorrente, é a comparação das semelhanças físicas entre Mariana Ximenes e Tiago Leifert, tanto é que os dois famosos já aderiram às brincadeiras. Em 2018, para parabenizar o apresentador por seu aniversário, a atriz compartilhou um meme que mostra os dois lado a lado e escreveu: "Feliz aniversário, Tiago Leifert. Ou seria 'Tiago Ximenes'?". No fim do ano, ele retribuiu a brincadeira e comentou em uma foto de Fernanda Souza com a sua "sósia": "Achei que era eu ali mas é a Mariana Ximenes!"

Mais Listas