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Dia Mundial da Atividade Física: oito fatos para começar hoje mesmo

Colaboração para o BOL

2019-04-06T07:00:00

06/04/2019 07h00

6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física, data para repensar o seu corpo e se conscientizar de que as atividades físicas são muito importantes para a saúde. Conheça alguns dados importantes e veja dicas de como começar a se exercitar.

  • Reprodução/YouTube

    Benefícios

    A pratica de atividades físicas traz benefícios ao corpo e à mente. Além de manter o peso ou até fazer emagrecer, reduz o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, câncer de mama e de cólon, depressão, quedas, fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse, melhora a disposição e estimula o convívio social

  • Reprodução/UnlockFood

    Recomendação

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que equivale a cerca de 20 minutos por dia, ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana, equivalente acerca de 10 minutos por dia

  • Reprodução/Lung Disease News

    Sedentarismo

    O sedentarismo coloca em risco a vida do cidadão. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que um a cada dois adultos não pratica o nível de atividade física recomendado pela OMS. Pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morrer por doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração, do que as pessoas que realizam pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana

  • Reprodução/FitLife.tv

    Resultado

    A prática regular de atividades físicas traz muitas mudanças para o corpo. Você passará a ter mais disposição para realizar outras tarefas, se sentirá mais forte, animado, com mais flexibilidade e capacidade funcional, entre muitos outros benefícios

  • Reprodução/Active

    Como começar

    É importante criar uma rotina para praticar atividade física e alcançar uma melhor qualidade de vida. Para aqueles que ainda não conseguem reservar o tempo ideal, qualquer atividade, ainda que de curta duração, já é uma importante evolução

  • Reprodução/Active

    Encontre um local

    Você pode escolher um parque ou uma praça perto de sua casa, para praticar a atividade física. Um local perto de casa, que não exija grandes deslocamentos, colabora com a manutenção do hábito. Mas é necessário ter em mente que, quando estiver chovendo, frio ou houver outro motivo que o impeça de ir até o local, a atividade pode ser feita em sua casa, substituindo o tipo de exercício, se necessário

  • Reprodução/Ignore Limits

    Comece aos poucos

    No início, prefira atividades que não exijam grande preparo físico e que sejam de fácil execução, para não desanimar nem sentir-se muito cansado ou dolorido com a prática

  • Reprodução/Jacob Lund/Shape Magazine

    Busque companhia

    Além de fazer bem ao seu corpo e à sua mente, a atividade física pode ser um ótimo motivo para melhorar o convívio social. Procure pessoas que pratiquem atividades físicas semelhantes, convide familiares, amigos e vizinhos a praticar com você. Ter companhia vai estimulá-lo nos dias em que o desânimo bater

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