PUBLICIDADE
Topo

De Avatar a Playstation: 5 carros futuristas que podem parar na sua garagem

Sony surpreendeu ao exibir um protótipo de automóvel para demonstrar as tecnologias da companhia de eletrônicos - Divulgação
Sony surpreendeu ao exibir um protótipo de automóvel para demonstrar as tecnologias da companhia de eletrônicos Imagem: Divulgação
do UOL

Daniel Neves

Do UOL, em Las Vegas (EUA)*

11/01/2020 04h00

Como será o seu carro no futuro? As montadoras aproveitaram a CES (Consumer Eletronic Show), maior feira de tecnologia do mundo, para apresentarem o que estão pensando para as próximas gerações de automóveis.

Alguns conceitos são tão diferentes que parecem saídos de filmes de ficção científica. E tem até empresa de tecnologia, que nunca construiu um carro, que parece interessada em se arriscar no mundo da mobilidade.

Listamos abaixo os seis carros que chamaram atenção na feira e que podem revolucionar sua garagem em um futuro não tão distante.

5 carros futuristas apresentados na CES 2020

  • Ricardo Ribeiro/UOL

    Mercedes-Benz Vision AVTR

    A montadora alemã apresentou um dos carros mais comentados desta edição da CES. Inspirado no universo do filme "Avatar", o protótipo contou com o diretor James Cameron em sua apresentação. O veículo, que conta com esferas no lugar das rodas, tem como detalhe impressionante um sistema que emite pulsos luminosos e vibrações conforme "sente" a presença e até os batimentos cardíacos do motorista - como acontece na ligação dos personagens de Avatar com a natureza. Não há botões nem volante. Alguns comandos são projetados nas mãos dos ocupantes e reconhecem gestos. O protótipo tem condução autônoma, mas também pode ser controlado por uma alavanca na parte central - como se fosse um joystick.

  • Daniel Neves/UOL

    Fiat Centovenci

    O conceito da marca italiana já havia sido apresentado no último Salão de Genebra. Criado para as festividades dos 120 anos da montadora, tem interior modular que pode ser rearranjado de várias maneiras, enquanto o painel de instrumentos traz vários nichos e pode ser amplamente personalizado pelo dono. A personalização, aliás, é um dos pontos mais atraentes do projeto. Caberá ao cliente escolher entre quatro combinações de teto, quatro para-choques, quatro calotas e até quatro variações de acabamento externo. O teto pode ser removido e substituído por um teto solar, capota de tecido e até um rack. A Fiat também promete oferecer uma ampla gama de acessórios, que podem ser impressos em 3D, facilitando sua confecção. Por dentro, o Centoventi tem tela digital de 20 polegadas e central multimídia.

  • Daniel Neves/UOL

    Toyota LQ

    A marca japonesa mostrou mais uma vez o simpático carro que "expressa sentimentos" e será usado na Olimpíada de Tóquio-2020. O carro autônomo já havia sido apresentado na CES de 2018. O LQ possui como tema aprender, crescer e amar. A tecnologia de direção autônoma cria uma experiência de mobilidade que constrói o relacionamento entre veículo e motorista, aprendendo e respondendo às preferências e necessidades individuais. O novo carro ainda identifica o pedestre, para sozinho e pisca os faróis como se fossem olhos para quem o observa.

  • Daniel Neves/UOL

    Chrysler Airflow Vision

    Olhar para o passado para planejar o futuro. A Chrysler trouxe o nome de seu sedã dos anos 30 para apresentar o conceito que cria a experiência de uma "viagem de primeira classe". Dotado de detalhes dourados, traz quatro assentos individuais, enquanto todos os comandos na cabine são realizados por meio de telas de alta resolução, que podem ser personalizadas ao gosto do usuário. A base do protótipo é a minivan híbrida plug-in Pacifica.

  • Divulgação

    Sony Vision-S

    Até mesmo a marca de eletrônicos apresentou seu conceito de veículo elétrico autônomo. O veículo conta com 33 sensores dentro e fora do veículo, que ajudam a evitar colisões e atropelamentos. O interior conta com telas digitais em todo o painel e câmeras no lugar dos retrovisores. Já o visual é mais conservador, semelhante aos carros da Tesla.
    *Viagem a convite da Ford

Fonte: Redação

Notícias