PUBLICIDADE
Topo

Listas

Conheça 8 procedimentos estéticos feitos por famosas e seus riscos à saúde

O poder da influência digital faz com que cidadãos comuns corram atrás de tratamentos estéticos - Reprodução/Instagram/anitta/ Marcos Rosa /Globo/ Instagram/massafera
O poder da influência digital faz com que cidadãos comuns corram atrás de tratamentos estéticos Imagem: Reprodução/Instagram/anitta/ Marcos Rosa /Globo/ Instagram/massafera

Pedro Fonseca,

do BOL

22/08/2018 19h19

O poder da influência digital faz com que as pessoas corram atrás de tratamentos estéticos iguais aos dos famosos. Porém, é importante entender como funcionam e os riscos acarretados pelo excesso de vaidade ou complicações cirúrgicas.

Veja também:

É cada vez mais comum celebridades popularizando procedimentos estéticos através das redes sociais, como o preenchimento labial, toxina botulínica, tratamentos contra celulite e aumento dos seios.

A Dra. Aline Pinheiro, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e o Dr. Wilson Cintra, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), conversaram com o BOL para desmistificar alguns procedimentos.

  • Preenchimento labial

    Em entrevista à Revista Marie Claire, em fevereiro de 2018, a cantora Anitta disse que não planejou fazer preenchimento labial, mas que fez por estética e gostou do resultado. Segundo a Dra. Aline Pinheiro, o maior cuidado é achar o limite entre o aspecto estético do lábio e a deformidade por excesso de vaidade. "Para quem for preencher, é necessário ser fiel a seu formato de rosto, pois muitas pessoas querem ficar com os lábios de celebridades e não ficam parecidas", disse. Uma das complicações do preenchimento pode ser a oclusão arterial (uma obstrução do vaso), que pode levar a necrose. Outro problema pode ser a formação de nódulos, infecções e inchaço dependendo do produto utilizado.

  • Aumento dos glúteos

    A funkeira Valesca Popozuda aumentou os glúteos em 2010, mas em 2017 resolveu iniciar um tratamento estético que reduz um pouco as medidas e ajuda contra a celulite. É importante falar que é proibido por lei qualquer tipo de injeção de silicone líquido ou gel nos glúteos, mas existem outras opções. "As possibilidades são enxertar gordura do próprio paciente (mas o risco é maior) ou colocar uma prótese que é flexível e maleável", explica o Dr. Wilson Cintra. Vale ressaltar que gel, silicone e PMMA (uma substância plástica usada em preenchimentos) são proibidos no Brasil.

  • Toxina botulínica

    A atriz Claudia Raia é adepta a alguns procedimentos estéticos, entre eles a toxina botulínica, uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão. "A pessoa que tem muita flacidez não é recomendado fazer o procedimento, assim como mulheres grávidas ou que estejam amamentando", alerta a Dra. Aline Pinheiro. Além disso, é importantíssimo que antes da aplicação da toxina o paciente seja informado sobre possíveis hematomas pós procedimento. "Um dos problemas mais comuns na aplicação é a assimetria facial, em que podemos ficar com uma sobrancelha maior que a outra e até mesmo um aspecto irregular na face. Isso pode acontecer por uma má aplicação médica", explica a dermatologista.

  • Prótese de silicone

    A apresentadora e atriz Fernanda Lima disse no programa Amor & Sexo que colocou silicone após amamentar os filhos: "Eu coloquei por pura vaidade, pura realidade da queda. Caiu mesmo". Diferente do que muitos pensam, o implante de silicone é maleável e flexível, então mesmo que ele rasque, continua coeso, além de não causar alergias. "O implante pode ser feito para dois tipos de situação: para reparar uma área pós câncer ou com o objetivo estético de aumento das mamas", explica o Dr. Wilson Cintra. "É importante que os pacientes tenham o desenvolvimento completo das mamas para realizar o implante. A cirurgia dura em média uma hora e meia e possui baixíssimo risco, mas deve-se saber que qualquer procedimento cirúrgico pode ter algum tipo de risco", completa.

  • Tratamentos contra celulite

    Os tratamentos que prometem acabar com a celulite estão cada vez mais na moda entre as famosas. Bárbara Evans, por exemplo, disse ao UOL no mês de março que desde muito cedo teve celulite e aponta o inchaço como o grande vilão: "Sofro com a retenção de líquidos há tempos. Dependendo do que eu como, tem dia que me sinto muito inchada e, por isso, aposto em tratamentos que ajudam a dar uma aliviada". Segundo a Dra. Aline Pinheiro "é preciso ter muito cuidado, pois tem que ser feita uma assepsia na pele (uma limpeza adequada) para evitar riscos de contaminação por bactérias". Existem diferentes tratamentos, mas, segundo a doutora, as pessoas fazem muito a chamada mesoterapia ou intradermoterapia, que é a aplicação de substâncias na pele com o objetivo de melhorar o aspecto "casca de laranja" da celulite. Porém, ela alerta: "O paciente precisa checar se o produto injetado é liberado pela Anvisa".

  • Micropigmentação de sobrancelhas

    As sobrancelhas grossas e arqueadas de Grazi Massafera são retocadas através da micropigmentação, que consiste em aplicar um pigmento na pele. Segundo a Dra. Aline Pinheiro, só o fato de injetar algo existe um risco de alergia. "Outro ponto importante é que o paciente pode ter alteração no processo de cicatrização, podendo desenvolver um queloide na região", alerta a doutora. Além disso, a longo prazo, o tratamento pode gerar uma alteração na pigmentação, deixando a sobrancelha mais acinzentada ou azulada.

  • Alongamento de cílios

    O alongamento de cílios é uma prática que cresce entre as celebridades. Giovanna Ewbank, por exemplo, assumiu ter feito o tratamento. O procedimento consiste em colocar fios sintéticos colados um a um delicadamente nos cílios naturais. Porém, a Dra. Aline Pinheiro alerta sobre os riscos: "Um problema pode ser a eczema de contato (uma reação inflamatória que ocorre devido ao contato da pele com um agente irritativo) por causa da cola. É importante se atentar a mãos sujas nos olhos, pois podem causar infecção. Os pacientes também se queixam que o alongamento causa a queda dos cílios naturais".

  • Alongamento das unhas

    Famosas como a atriz Antonia Fontenelle são adeptas ao alongamento das unhas. Existem diferentes técnicas que possibilitam o resultado desejado, como o uso de gel, acrílico, acrigel ou até vidro. Porém, todos eles podem causar o mesmo problema. "Existe a possibilidade do paciente desenvolver uma Síndrome das Unhas Frágeis, onde as unham ficam com a textura e o formato alterados", alerta a Dra. Aline Pinheiro.

  • Veja 15 cirurgias plásticas que deram muito errado

Listas