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Como se manter saudável sem deixar de aproveitar as festas de fim de ano

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A ceia de Natal é típica nas festas de fim de ano Imagem: iStock

Do BOL, em São Paulo

07/12/2018 09h54

Fim de ano é aquele momento em que todo mundo aproveita para estar com a família e os amigos, trocar presentes e desfrutar de refeições típicas da época. Na maioria das vezes, isso se torna desculpa para abandonar a alimentação saudável, além de reforçar aquela promessa clássica de iniciar uma dieta no ano que está por vir. Mas não precisa ser assim. 

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De acordo com a nutricionista esportiva Ana Paula Pena*, é possível aproveitar as guloseimas sem abrir mão de uma alimentação saudável. Veja algumas dicas para fazer escolhas inteligentes sem deixar de comer o que gosta.

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    Comportamento saudável diariamente

    No decorrer do dia de festa, invista em alimentos ricos em fibras, como chia, aveia e linhaça. Além disso, procure comer alimentos que são fontes de gorduras boas, como abacate, coco e oleaginosas (castanha-do-pará, de caju, amêndoa, macadâmia e amendoim). Elas deixam o nosso organismo satisfeito por mais tempo

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    Ajude o metabolismo

    De acordo com a nutricionista Ana Paula, chá verde, gengibre, pimenta e canela são itens que auxiliam no metabolismo e não podem ser deixados de lado nessa época

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    Não vale exagerar

    Segundo Ana Paula, o que não deve ser consumido em excesso ou combinado na mesma refeição são carboidratos simples, como pães e massas de farinha branca, e doces. "Preencha a maior parte do prato com folhas, verduras, legumes e mais uma opção proteica", explica a nutricionista

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    Antes da Ceia de Natal

    Esqueça aquela ideia de fazer jejum antes da festa para chegar com fome e atacar as comidas. Afinal, esse não deve ser o foco da noite. Alimente-se durante o dia como já é de costume, fazendo as refeições corretamente. E não deixe de praticar atividade física nesses dias. Segundo Ana Paula, as oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, entre outros) que costumam ficar dispostas à mesa são ótimas apostas por serem ricas em minerais, vitaminas e gorduras boas, mas sempre com moderação, pois nada em excesso faz bem

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    Durante a Ceia de Natal

    Na hora de escolher a bebida que vai acompanhar seu prato, tente sempre optar pelo vinho, que é rico em antioxidantes. Mas não se esqueça: antes de consumir bebidas alcoólicas, coma alguma coisa e, entre um brinde e outro, beba água. Na hora de sentar à mesa, o ideal é começar a refeição com uma generosa porção de salada, com verduras e legumes, que dão saciedade por conta da quantidade de fibras. Além disso, dê preferência para carnes magras, como as aves, e faça trocas conscientes. Se você quer saborear a sobremesa, é bom reduzir a quantidade de farofa, arroz e massas

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    Depois da Ceia de Natal

    Após as festas, é hora de dar um respiro ao organismo e apostar em alimentos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos e toxinas ingeridos. Água de coco, couve, melão, salsa e pepino são alguns dos alimentos que Ana Paula recomenda para se livrar do inchaço, causado pela retenção de líquidos e sódio

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