Carnaval 2019: ordem dos desfiles e samba-enredo das escolas de samba de SP
Os desfiles das escolas de samba de São Paulo acontecem nos dias 1º e 2 de março (sexta-feira e sábado), no Sambódromo do Anhembi.
Quem abre a noite na sexta-feira (1º) é a escola Colorado do Brás, que está de volta ao Grupo Especial depois de 25 anos no Grupo de Acesso. A outra escola que subiu neste ano é a Águia de Ouro. Os desfiles na sexta-feira começam às 23h15 e, no sábado (2), às 22h30.
A seguir, confira a ordem dos desfiles, o horário previsto e o samba-enredo de cada escola de São Paulo.
Veja também:
Sexta-feira (1º/3)
-
Colorado do Brás (23h15)
A agremiação vai homenagear o Quênia com "Hakuna Matata, Isso É Viver". O título relembra a famosa frase do filme "O Rei Leão", que vem da música "Jambo Bwana", muito popular no país africano. A escola vai mostrar a cultura, os costumes e as lendas do povo queniano.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Império de Casa Verde (0h20)
Com o título "O Império Contra-Ataca", que é o nome de um dos filmes da série "Guerra das Estrelas", o tema da escola vai ser o cinema. "A proposta é rever os filmes que marcaram época e encantaram gerações", explica o carnavalesco Flávio Campello no site da agremiação.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Mancha Verde (1h25)
A escola optou por retratar a história de Aqualtune, avó materna de Zumbi dos Palmares com o samba-enredo "Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra". Ela foi uma princesa que nasceu no Congo, na África, veio para o Brasil escravizada e lutou pela liberdade e igualdade de seu povo.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Acadêmicos do Tucuruvi (2h30)
A liberdade do povo brasileiro, desde o descobrimento até os dias de hoje, será representada pela escola no Sambódromo do Anhembi. A proposta é destacar a resistência do povo brasileiro para enfrentar as adversidades através do tempo.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Acadêmicos do Tatuapé (3h35)
A grande campeã de 2018 vai trazer para a avenida um samba sobre os guerreiros de nossa história. Entre eles, aparecem São Jorge e os orixás. A escola também faz questão de ressaltar que os brasileiros são verdadeiros guerreiros: "Sou brasileiro/Sou sambista, sim senhor/De tantos carnavais/Bambas imortais/ Respeite por favor".
Veja a letra completa do samba-enredo -
X-9 Paulistana (4h40)
O desfile da escola será dedicado ao sambista Arlindo Cruz, que completa 60 anos em 2019. O artista homenageado passou mais de um ano internado, após sofrer um AVC em 2017. Desde julho de 2018, ele se recupera em casa, no Rio. Entre os autores do samba-enredo da agremiação, está Arlindo Neto, filho do sambista.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Tom Maior (5h45)
A curiosidade do homem diante de questões como "De onde viemos?", "Para onde vamos?", "Quem é Deus?" estará presente no tema do samba da Tom Maior. No Sambódromo, a sede de conhecimento, o misticismo e até a genialidade dos grandes cientistas darão o tom ao desfile da escola.
Veja a letra completa do samba-enredo
Sábado (2/3)
-
Águia de Ouro (22h30)
Campeã do Grupo de Acesso em 2018, a escola vai abordar a ganância na exploração de riquezas do nosso país. A Águia de Ouro também vai falar sobre problemas de corrupção vividos até hoje: "Em planos um país descolorido/Saqueado e dividido/O poder de quem tem mais/A farra das elites sociais", diz um dos trechos do samba-enredo.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Dragões da Real (23h35)
"A Invenção do Tempo - Uma Odisseia em 65 minutos" vai tratar da influência do tempo na humanidade, fazendo referência à duração máxima de um desfile de uma escola de SP. "Às vezes, 65 minutos valem por toda a eternidade. O tempo do desfile pode marcar a história de uma agremiação", explica o carnavalesco Mauro Quintaes no site da Dragões da Real.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Mocidade Alegre (0h40)
A escola vai trazer para o desfile uma lenda de como foi criado o Rio Amazonas. Em "Ayakamaé - As águas sagradas do sol e da lua", a Mocidade Alegre vai contar que o sol e a lua eram amantes, mas nunca conseguiam se encontrar. A lua chorou e as suas lágrimas deram origem ao rio amazônico. Em 2018, a escola foi vice-campeã.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Vai-Vai (1h45)
A luta do povo negro vai ser o tema da escola neste ano. Com "Vai-Vai, O Quilombo do Futuro", o samba-enredo mostrará a importância das conquistas dos antepassados, ressaltando as marcantes figuras negras de nossa história: "Orum vai desvendar toda verdade/Pra resgatar a nossa identidade/Das linhas que a história apagou", entoa a letra da Vai-Vai.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Rosas de Ouro (2h50)
O tema do enredo de "Viva, Hayastan!" vai ser dedicado ao povo armênio, que sofreu genocídio no século 19. Na avenida, a escola vai retratar a ligação entre o Carnaval de São Paulo e a comunidade armênia que vive na cidade.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Unidos de Vila Maria (3h55)
Depois de homenagear o México em 2018 com foco em Roberto Bolaños, o tema da escola neste ano será o Peru. O descobrimento, a cultura, as belezas naturais, a culinária e os mistérios serão alguns dos pontos retratados no Sambódromo do Anhembi.
Veja a letra completa do samba-enredo -
Gaviões da Fiel (5h)
A escola optou por reeditar um samba de 1994 para apresentar neste ano. Com "A saliva do santo e o veneno da serpente", o samba-enredo da Gaviões fala sobre a história, as lendas e os malefícios do tabaco. "Erva santa curou dores/Seduziu com seus sabores/Café e rapé em paris/A nobreza aspirava/E ficava mais feliz", diz um dos trechos.
Veja a letra completa do samba-enredo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.