PUBLICIDADE
Topo

Câmbio automático: qual é o impacto nas vendas do 'top 5' em 2019

Ranking de vendas da Jato Brasil já considera as novas gerações do Onix (foto) e do HB20, recentemente lançadas no Brasil - Divulgação
Ranking de vendas da Jato Brasil já considera as novas gerações do Onix (foto) e do HB20, recentemente lançadas no Brasil Imagem: Divulgação
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/12/2019 04h00

No embalo das vendas direcionadas a clientes PCD (pessoas com deficiência), os automóveis equipados com transmissão automática já correspondem a cerca de 50% dos emplacamentos de veículos no Brasil.

A tecnologia que troca as marchas por você tem ganhado tanta popularidade que até os veículos de entrada trazem versões sem o pedal de embreagem. Tanto que, dos carros mais comercializados do Brasil, a vasta maioria oferece essa opção.

Ao mesmo tempo, fica a curiosidade sobre qual é o impacto do câmbio automático sobre as vendas totais de modelos compactos, que predominam entre os líderes em volume de licenciamentos no País.

A pedido de UOL Carros, a consultoria Jato Brasil forneceu dados detalhados dos emplacamentos, discriminando as vendas por tipo de câmbio e cilindrada do motor.

Apontamos abaixo qual é o percentual de versões automáticas sobre os licenciamentos dos cinco carros mais vendidos do Brasil.

A lista considera o período de janeiro a novembro deste ano e exclui o Kwid. Apesar de o subcompacto da Renault ser o quarto colocado em quantidade de licenciamentos, não traz a alternativa de transmissão automática.

A relação já contabiliza as vendas das novas gerações do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20, que chegaram recentemente ao mercado.

Percentual de versões automáticas do 'top 5'

  • Divulgação

    Chevrolet Onix

    Carro mais vendido do Brasil há quase cinco anos seguidos, o Onix teve 219.232 unidades licenciadas de janeiro a novembro, das quais 36.894 foram comercializadas com câmbio automático. As versões automáticas corresponderam a 16,8% do total de emplacamentos no período.

  • Divulgação

    Ford Ka

    O hatch compacto é vice-líder de vendas nos primeiros 11 meses de 2019, com 95.639 emplacamentos; de todas as unidades licenciadas no período, 16.087 foram automáticas. Curiosamente, o percentual de vendas com essa transmissão foi exatamente o mesmo do Onix: 16,8%.

  • Murilo Góes/UOL

    Hyundai HB20

    O terceiro colocado no ranking parcial de licenciamentos em 2019 somou 93.511 unidades comercializadas. Destas, 18.614 foram emplacadas com câmbio automático, o que equivale a 19,9% das vendas de janeiro a novembro deste ano.

  • Reprodução

    Volkswagen Gol

    O veterano aparece na quarta posição porque o Renault Kwid, verdadeiro dono do posto, não é comercializado com transmissão automática. O Gol somou 73.359 licenciamentos nos primeiros 11 meses de 2019, dos quais 3.933 saíram da concessionária sem pedal de embreagem. Os emplacamentos de veículos automáticos correspondem a apenas 5,4% das vendas totais do hatch.

  • Divulgação

    Chevrolet Prisma

    O Prisma recentemente deixou de ser vendido com esse nome, rebatizado como Joy Plus. Com a antiga nomenclatura, continua entre os campeões de emplacamentos, somando 72.279 exemplares licenciados de janeiro a novembro. Destes, 13.991 foram de versões automáticas, o que equivale a 19,3% das vendas no período.

Fonte: Jato Brasil

Notícias