Topo
Listas

Atriz por acaso e férias do marido: 10 fatos sobre Rosamaria Murtinho

24/10/2018 08h00

Carinhosamente chamada de Rosinha, a atriz Rosamaria Murtinho completa 83 anos nesta quarta-feira (24/10/2018). Casada com Mauro Mendonça desde 1959, com três filhos e sem problemas para posar de biquíni, ela não esconde a vaidade e tem medo da morte. Confira momentos e curiosidades sobre a trajetória da artista.


Leia também:

  • Reprodução/Twitter @roseirete

    Influência do irmão

    Aos 18 anos, Rosamaria Murtinho ainda estava em dúvida se deveria se dedicar à carreira de bailarina ou cursar Direito, mas acabou não fazendo nem uma coisa nem outra. Carlos Murtinho [irmão da atriz, morto em 1991] fazia teatro amador no Studio 53 com Paulo Francis, jornalista e diretor do grupo, e, a pedido do amigo, acabou levando Rosamaria para substituir uma das atrizes que ficou doente 15 dias antes da estreia de uma peça. "Ele falou assim: 'Ah, Murtinho, não tem ninguém para botar, bota tua irmã mesmo'. E nunca mais saí", garantiu a artista ao site Memória Globo, revelando ter recebido um convite após o outro, emendando trabalhos

  • Reprodução/Instagram

    Juventude fogosa

    Rosamaria Murtinho conheceu Mauro Mendonça em 1957, quando entrou na peça "Rua São Luís, 27, 8º andar" para substituir uma colega de elenco. O cupido do casal de atores foi ninguém menos que Raul Cortez [que morreu em 2006, vítima de câncer]. "Entrei pela frente do teatro e o Raul estava sentado na plateia. O Abílio [diretor do espetáculo] me apresentou a ele. E Raul disse: 'Mauro vai namorar essa garota'. Não deu outra! Ele me esnobou um pouquinho. Saiu com uma loira, que não era do elenco. Fiquei com ódio mortal e pensei: 'Ele vai ver'. E viu!", contou a atriz ao R7. Ao comentar sobre o encontro, Mauro relembrou a disposição do jovem casal: "A gente se olhou e foi aquele 'toiiim'. Gostávamos muito de ficar atrás da coxia. Era um Deus nos acuda! Éramos animados e fogosos"

  • Reprodução/Instagram

    Férias do marido

    Ninguém disse que casamento é fácil. Rosamaria Murtinho que o diga! Durante o longo relacionamento com o ator Mauro Mendonça - que rendeu três filhos, João Paulo, Rodrigo e Maurinho - os dois nem sempre se deram bem. Em entrevista ao R7, ela falou sobre as férias de oito anos que tirou do marido: "Tivemos muitas desavenças, muitos problemas. Agora mais velhos, tudo aquilo que eu implicava no princípio do casamento, hoje em dia, acho graça. E também aprendemos a controlar nossos ciúmes. Mauro ainda é um pouquinho mais. Mas descobri que, quando ficamos mais velhos, não ganhamos apenas rugas e chatice. Ganha-se mais conhecimento da vida. É uma delícia ficar velho". Ao iG, confidenciou: "Nos separamos para dar um tempo e voltamos melhor. Agora, com mais idade, a gente fala com mais jeito, sem querer ofender. Quando a gente é moça, é mais destemperada. Não vou dizer o motivo da separação nem da reconciliação, é uma coisa só nossa. Mas estamos bem"

  • Reprodução/Twitter @roseirete

    Quartos separados

    Se na juventude, os dois não saiam de trás da coxia, com a idade, Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho passaram a viver a relação de outras formas. Em 2013, a atriz contou a Fátima Bernardes que ela e o maridão dormem em quartos separados: "Eu gosto de ler de noite, e o Mauro gosta do escuro para dormir. Mas quando quer dormir de conchinha, é só chegar. Mas isso é para quem pode. Nós tínhamos uma casa que comportava quartos separados e banheiros separados", ponderou

  • Reprodução/Instagram

    Oitentinha de biquíni

    Em 2016 e em 2017, a atriz deu o que falar ao exibir a boa forma de biquíni nas redes sociais, arrancando elogios dos fãs. Sobre o fato de sua foto ter repercutido tanto, Rosamaria achou graça. Ao comentar o assunto em entrevista ao site Glamurama, analisou: "Ah, uma bobagem. Meu umbigo está certinho e uso como parte de baixo um calção de homem, uma peça maior. Não é asa delta. Tenho noção! E roupa curta só uso com meia bem opaca. É preciso ter limite e consciência. Fotografia é discutível, engana muito. Gosto dos elogios, acho gozado. Não estou tão maravilhosa assim, mas continuo magra. Nunca tive tendência para engordar. Não faço dieta. Vovó era magra, mamãe era magra, papai também. É genética! Tomo todo dia uma café da manhã de hotel, mas não janto. Só uma sopa ou suco. É que tenho refluxo. Não posso comer e deitar"

  • Reprodução/Instagram

    Documentário de amor

    Em 2017, "O Cravo e a Rosa - O Documentário" foi exibido pela primeira vez. O filme fala justamente sobre os sessenta anos de união e carreira de Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça. Apesar de terem se conhecido em 1957, eles subiram ao altar dois anos depois. A homenagem aos atores levou um ano e meio para ser produzida e finalizada, revisitou outros nomes da geração dos artistas e contou com depoimentos de famosos como Nathalia Timberg, Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Tony Ramos, Ary Fontoura, Nicette Bruno, Antonio Fagundes, Silvio de Abreu, Zé Celso Martinez Corrêa e Bárbara Paz

  • André Durão/UOL

    Arrependimento por falta de plástica

    Quem diria, não é mesmo? Ao interpretar a socialite decadente Tamara, na novela "Amor à Vida", em 2013, Rosamaria ouvia Félix, interpretado por Mateus Solano, falar mal das plásticas feitas por sua personagem. Em entrevista ao UOL, na época, revelou se arrepender por não ter dado uma "recauchutada" para a trama: "Se soubesse que a Tamara levaria tantas chamadas de atenção pelo genro pelas plásticas que fez, tinha dado uma puxada no rosto. Assim faria jus à personagem", brincou. A artista ainda revelou que passou a cuidar mais da pele apenas aos 60 anos. E agora, para compensar, faz tudo o que o dinheiro lhe permite e não abre mão de tratamentos estéticos. "Só não coloco botox na testa porque acho que atriz precisa ter expressão. Com a testa parada, você só trabalha com a boca. Também botei entre os olhos porque todo mundo perguntava: 'Você está zangada?'. Nunca mais ninguém me perguntou [risos]. Fiz plástica, faço preenchimento, trato da pele, boto cremes. Faço tudo o que me assegura de que não vou mudar"

  • Reprodução/Globo

    Atriz velha

    Em 2016, a atriz falou com o jornal O Globo sobre os desafios da carreira com o passar dos anos: "Agora, está difícil escalarem gente da minha idade. Ninguém mais escreve papel para velha, e quando escreve, é para a Fernanda Montenegro ou para alguém mais jovem vestida de velha. E agora, você sabe, são os autores que escolhem o elenco". Ao conversar com o site iG em 2013, já havia ponderado sobre o tema. "Só porque sou careta, não fumo maconha e não sou vovó que faz tricô como a Rita Lee, que vai vestida de pijama apresentar, não quer dizer que não sou interessante", disse."Vejo um processo mundial: é difícil escrever um papel para atores mais velhos. Queria falar para o Manoel Carlos: 'Faça uma Helena mais velha na próxima novela'. Atriz velha como eu nunca sabe quando vai ter um papel bom. Eu, Nicete (Bruno), Glória (Menezes), a gente fica meio sem saber qual papel vem por aí. Gostaria de fazer um papel de cabelo branco, sem maquiagem, como a Vera Holtz. Ela é maravilhosa", completou

  • Rodrigo Lourenço/UOL

    Medo de morrer

    Ao falar com o site Glamurama, em setembro deste ano, Rosamaria Murtinho abriu o jogo sobre a sensação de ver os anos passarem: "Tenho um medo danado de morrer. Velhice não faz mal. Quer dizer que não morri jovem, o que já é uma vantagem. Tinha uma filha - não biológica, mas do coração - que morreu com 23 anos. Morava com a gente, era modelo, filha de uma amiga do Mauro [Mendonça, marido da atriz]. Aquilo me marcou muito. Tive uma vida razoavelmente boa. O envelhecimento veio de forma gradativa e natural. Não é assim: a pessoa dorme e acorda velha. É feito o crescimento de um filho: de repente aquele menino que você deu à luz está maior do que você. E você vai aceitando. Cheguei nessa idade, e trabalhando, fazendo coisas, viajando. Morrer acho uma chatice. Tenho medo, sim, mas antes era pavor mesmo. Acho que melhorei"

  • André Durão/UOL

    Fé e ética

    A atriz faz questão de dizer que já transitou por algumas crenças e acredita na energia que emana de cada um. Ao comentar sobre isso em setembro deste ano, ela afirmou ao Glamurama: "Rezo bem. Só não fui evangélica, esse negócio do Crivella [prefeito do Rio]. Mas já fui do budismo, da umbanda. E sou católica. Atualmente, me conecto com Deus e o universo de uma maneira que tem me dado muito retorno espiritual. Deus está dentro da gente e o universo é um espelho: o que você joga, volta. Por isso, tenho pensamentos bons. Sou uma atriz e nunca fui invejosa, então já me considero privilegiada. Nem saberia passar por cima de alguém para conseguir algo melhor do que eu tenho. Mas também não quero que tirem o meu lugar, que conquistei através de muito trabalho. Tenho muita ética"

Listas