Topo

5 segredos para não desistir das promessas de ano novo antes do Carnaval

Getty Images
Como não deixar o desânimo vencer seus objetivos? Imagem: Getty Images

Do BOL, em São Paulo

11/01/2019 18h29

Entre os últimos dias de dezembro e a primeira semana de janeiro, você planejou um montão de metas e resoluções de ano novo, não é mesmo? Mas como manter a empolgação e o foco para alcançar tudo o que você definiu? Muitas vezes, quando o Carnaval chega, boa parte das metas e da determinação para correr atrás dos sonhos já escorreu pelas suas mãos e se perdeu...

Que tal fazer diferente neste ano e manter os níveis de empolgação e foco lá em cima? Com dicas simples, você consegue mudar a sua mentalidade e permanecer dedicado às suas metas ao longo dos 12 meses do ano. "Um erro comum é desejar para o novo ano o que a gente deseja para a vida. São apenas 365 dias", explica Heloísa Capelas, especialista em inteligência emocional e diretora do Centro Hoffman. Se as suas prioridades são realistas e estão bem definidas, é hora de descobrir o que é possível fazer para não desistir!

Leia também:

  • Getty Image

    Melhorar a inteligência emocional

    Se o seu objetivo tem a ver com autoconhecimento e com evoluir como ser humano, Heloísa Capelas, diretora do Centro Hoffman, tem uma dica: "Vivemos em uma sociedade totalmente online, que dorme com o celular na mão e acorda olhando os e-mails profissionais. Chega uma hora que olhar para dentro é necessário e dedicar uma parte da semana, do mês ou até mesmo do ano para isso é a solução?". Além dessa mudança de postura, a especialista recomenda meditar e dedicar tempo para livros e filmes que abordem o tema do perdão, da cura interior e do equilíbrio emocional.

  • GettyImages

    Conquistar um novo emprego

    Não importa se você está procurando um novo emprego ou sua primeira carteira assinada, o importante é se qualificar e persistir, de acordo com Nancy Ferreira, gestora de treinamentos da rede de ensino profissionalizante CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos). Além de qualificação e persistência, a especialista recomenda fazer bons contatos e conversar com amigos, familiares e vizinhos para tentar identificar vagas e empresas que estejam contratando.

  • iStock

    Emagrecer

    Quase unanimidade nas listas de metas de ano novo, o plano de emagrecer é um dos que podem se peder mais facilmente, seja porque os resultados podem demorar um pouquinho para serem percebidos ou porque um fim de semana de exageros pode colocar tudo por água abaixo. "Para evitar isso, comece com pequenos desafios, como comer a cada três horas para ajudar no metabolismo do corpo, buscar o prazer em ter uma alimentação mais saudável e beber mais água?, sugere Edson Ramuth, médico fundador de uma clínica especializada em emagrecimento e estética e membro da sociedade brasileira de nutrologia.

  • Getty Images/iStockphoto

    Aprender um novo idioma

    Independentemente de estar aprendendo uma nova língua por razões profissionais ou por puro hobby, promover variedade durante o estudo é fundamental. A dica é de Eduardo Marani, CEO da rede de escolas de inglês United Idiomas: "Diversificar as fontes de estudo, para não ficar cansativo, e não ter vergonha de colocar em prática o que foi estudado são ações que ajudam o aluno a ver que está progredindo e, assim, ficar mais motivado". Eduardo também ressalta que é importante manter a constância, ou seja, estudar um pouco por dia, mesmo que seja de maneira informal, como assistindo a filmes, lendo livros ou ouvindo música.

  • Maica/IStock

    Ser aprovado em um concurso/vestibular

    Quem definiu como objetivo ser aprovado em um concurso público ou vestibular deve condicionar a mente a se dedicar aos estudos. Essa é a opinião de Renato Saraiva, fundador da CERS, uma rede preparatória para concursos públicos, OAB e carreiras jurídicas. Segundo ele, antes de definir uma quantidade de horas a serem dedicadas ao estudo, é preciso avaliar a complexidade da prova e o próprio nível de conhecimento do candidato. Outra dica dele para não desanimar é criar uma rotina de estudos com horário e lugar fixos. Por fim, como para qualquer novo hábito, o conselho dele é não pegar pesado no começo, o que pode desanimar o candidato; estudar a partir de pequenas cargas horárias e aumentar o tempo de estudo gradativamente é uma boa ideia.

Mais Listas