Topo

5 dicas para repensar a carreira em 2019

Pensando em mudar os rumos da sua carreira em 2019? Imagem: GettyImages

Do BOL, em São Paulo

28/12/2018 17h11

Chegou o último mês do ano, momento ideal para reavaliar muitos aspectos da sua vida, como metas, sonhos e objetivos. Além disso, é uma boa época para repensar sua carreira e planejar o ano que vem. Você se sente satisfeito com o seu emprego ou tem pensado em seguir outros caminhos em sua vida profissional?

Confira 5 dicas que vão ajudar você a pensar sobre a sua situação atual e, se for necessário, terminar o ano com disposição para dar um novo rumo à carreira.

Leia também:

  • Imagem: iStock
    Imagem: iStock

    Você gosta do que faz?

    É clichê? É, mas isso não invalida esse questionamento tão importante para reafirmar ou repensar a sua vida profissional: Você gosta do que faz? Você se anima com o seu trabalho? Estar motivado e satisfeito com a sua carreira é essencial para conquistar bons resultados. ?Se fizer algo que o satisfaz, terá maior chance de sucesso, além de se manter atualizado sobre determinada área?, explica Raphael Falcão, diretor da empresa de recrutamento Hays.

  • Imagem: Getty Images/iStockphoto
    Imagem: Getty Images/iStockphoto

    Uma especialização pode mudar tudo

    Depois de avaliar se você está trabalhando em uma área que te motiva e te deixa feliz, o próximo passo é considerar uma especialização, opina Raphael Falcão. Cursos e especializações são importantes, seja qual for a sua resposta para a pergunta do tópico anterior. Se você concluiu que está na área certa, mas anda meio desmotivado, uma especialização pode mudar seu ânimo. Se decidiu que precisa repaginar sua carreira, buscar um curso ou uma nova formação profissional também é uma boa ideia.

  • Imagem: Getty Images/iStockphoto
    Imagem: Getty Images/iStockphoto

    Converse com o seu chefe

    Se você está descontente com as suas funções, mas gosta do ambiente e da empresa onde está trabalhando, há outras atitudes que não são um pedido de demissão. "Falar com o gestor pode ser o caminho mais fácil para conseguir fazer o movimento dentro da própria empresa", diz o especialista Raphael Falcão. Geralmente, nas últimas semanas de dezembro e nos primeiros dias de janeiro, as companhias fazem replanejamentos e repensam estratégias, o que faz com que sua solicitação para mudar de área tenha maiores chances de ser atendida.

  • Imagem: Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Você tem mudado de emprego com frequência?

    Antes de bater o martelo e decidir realmente mudar de emprego, é preciso pensar no impacto disso na sua carreira a médio e longo prazo. ?Se você mudou de empresa em curto período de tempo, porém baseado em fatos/razões concretas, tudo bem. O que pode ser prejudicial é a mudança recorrente, sem motivos claros aparentes. Se isso acontecer, é preciso ver se o problema são os projetos ou você?, sugere Falcão.

  • Imagem: GettyImages
    Imagem: GettyImages

    Vou mudar de emprego, e agora?

    O mercado está ruim, a área está muito competitiva, é preciso ter contatos, a crise pegou de jeito... Você provavelmente já deve ter ouvido uma (ou mais) frase dessas por aí, e há grandes chance de ser verdade. Para driblar a competição e se destacar, a dica de Raphael Falcão é usar as redes sociais para divulgar a sua imagem e construir um sólido network, mantendo contato com pessoas que podem te ajudar profissionalmente. Mas é preciso pensar, salienta o especialista, em qual rede social você vai usar para se promover. Twitter, Instagram e LinkedIn têm diferenças muito grandes, não é mesmo?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 dicas para repensar a carreira em 2019 - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Listas