Topo

12 boatos da internet em que você pode já ter acreditado

do BOL

04/08/2015 16h00

Todo internauta já se deparou com alguns deles e, provavelmente, já acreditou em um ou outro. De tão bem elaborados, os boatos na rede ganham as páginas e são viralizados por comentários, curtidas e compartilhamentos. De milagres da ciência a revoluções sociais, abarcam uma infinidade de temas. Confira agora 12 boatos que você provavelmente viu na internet e poderia ter acreditado facilmente.
 

  • Creative Commons/Flickr/Andreas Levers

    Vinagre engana bafômetro

    Desde 2008, o boato surgiu junto com a Lei Seca para o trânsito: o vinagre seria capaz de burlar o teste do bafômetro, bem na onda do "jeitinho brasileiro". Para fazer a mágica, apenas seria necessário beber um pouco do líquido antes de soprar. É mentira porque o medidor leva em conta o ar soprado. Não apenas o hálito. Nem tente!

  • Reprodução/YouTube

    Celular que estoura milho e faz pipoca

    Mais de dez milhões de visualizações no YouTube em um vídeo que mostra celulares estourando milhos para fazer pipoca. O dia 29 de maio de 2008 inovou na maneira de produzir aquela sessão de cinema! Mas é tudo mentira. Claro que vários usuários da internet tentaram reproduzir a façanha, sem sucesso algum. Em uma entrevista a uma revista norte-americana, o físico e professor da Universidade de Virgínia Louis Bloomfield confirmou a impossibilidade da façanha. É truque!

  • Creative Commons/Flickr/grendelkhan

    Ácido em janela de carro

    Antigo, este boato diz que flanelinhas estariam jogando ácido na janela de carros para realizar assaltos ou que motoristas chegaram a ser atingidos por se negarem a dar esmola em semáforos. Basta observar que colocaria em risco também quem praticasse o ato criminoso, pois ácidos são muito perigosos. Em cidades pequenas, a imprensa chegou a checar informações nas polícias e em hospitais e não encontrou nada.

  • Creative Commons/Flickr/Carissa Rogers

    Vírus do ursinho

    Voltado ao mundo digital, este aqui pode ter causado algum prejuízo (ainda que pequeno) para quem acreditou. Em 2002, começou a circular na rede uma história que dizia que o ursinho cinza seria um vírus e deveria ser apagado. Ele era, na verdade, um arquivo do próprio Windows. E não era dos mais importantes.

  • Creative Commons/Flickr/Thos Ballantyne

    Orkut/MSN/Facebook será pago

    Sempre comuns na rede desde os primórdios, as correntes de "vai ser pago a partir de tal data" invadem os aplicativos e as redes sociais do momento. Mas claro: envie esta mensagem para três milhões de pessoas e você terá a gratuidade!

  • Reprodução/Movie Pilot

    Mensagem sexual subliminar em "Toy Story"

    "Toy Story" foi um sucesso e, por isso mesmo, ficou passível a mentiras por parte do público. Internautas revoltados compartilharam uma imagem que seria uma mensagem subliminar sexual destinada aos pequenos. Mas é tudo boato! É montagem.

  • Reprodução/UOL Notícias/EFE/Claudio Peri

    Papa diz que Adão e Eva não são reais

    Informações na internet dão conta de que o Papa Francisco teria afirmado em um Terceiro Concílio do Vaticano, em 2013, que Adão e Eva não são reais e que não há fogo no inferno. Nunca houve um Terceiro Concílio. É mito.

  • Reprodução/UOL Entretenimento/AFP PHOTO /Frederic J

    Hello Kitty é um ser humano

    Outra mentira. O boato diz que a gata seria, na verdade, um ser humano. Rapidamente, ganhou proporções grandes na rede após a publicação por um jornal norte-americano. Foi negado pela Sanrio, empresa que detém os direitos de Hello Kitty.

  • Reprodução/Internet

    Amazônia internacional

    Com repercussão internacional, o boato da internacionalização da Amazônia foi mais um daqueles bem inventados. Afinal, todo mundo acredita que os EUA a querem. E, com base nele, surgiu um livro didático - falso - de escolas norte-americanas que teriam a região como área internacional.

  • Wikimedia Commons

    Se você der like...

    O Facebook doará X reais para tal causa. Mentira. O Facebook não faz doações a partir de curtidas ou compartilhamentos. E são inúmeros casos desse, diariamente.

  • Reprodução/Internet

    Os símbolos de assalto

    Este boato dá conta de que ladrões marcariam a casa das pessoas com adesivos que significariam coisas como "saiu", "criança sozinha o dia todo", "casa vazia durante o dia", etc. Acontece que o texto é assinado pela Secretaria de Segurança Pública, que nunca emitiu tal alerta.

  • Reprodução/Sensacionalista

    Facebookson, o bebê

    Uma falsa notícia publicada em um site de humor foi tomada como verdade: uma criança paulistana teria sido batizada de Facebook. Na verdade, tudo foi uma brincadeira, e o nome nunca foi registrado.

Mais Listas