Topo

Real joga com um a menos por 94 min, mas espanta zebra e despacha Pachuca

Bellingham comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Pachuca no Mundial - Pedro Castillo/Real Madrid via Getty Images
Bellingham comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Pachuca no Mundial Imagem: Pedro Castillo/Real Madrid via Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

22/06/2025 18h01Atualizada em 22/06/2025 21h02

O Real Madrid tinha tudo para viver um drama após ter um jogador expulso, mas envolveu o Pachuca, venceu o jogo em Charlotte por 3 a 1 e se vê mais perto das oitavas de final do Mundial.

Asencio foi expulso aos seis minutos de jogo. O zagueiro cometeu falta quando Rondón sairia cara a cara com Courtois. Foram 94 minutos com um a menos em campo, somando o período de acréscimos.

O Real não se abateu e venceu com gols coletivos. Bellingham, Güler e Valverde decretaram a vitória em jogadas trabalhadas. Montiel descontou.

O final do jogo teve uma denúncia de racismo. Rüdiger e Cabral se desentenderam na área de ataque do Real, e o jogador do Monterrey deu um tapa no atleta do Real. Depois, Rüdiger se dirigiu ao árbitro Ramon Abatti Abel, que logo cruzou os braços — gesto definido pela Fifa para sinalizar denúncia de racismo.

John Kennedy deu muito trabalho. O atacante, que está emprestado pelo Fluminense ao Pachuca, entrou na etapa final e deu, pelo menos, três chutes muito perigosos.

Real Madrid e Pachuca voltaram a se encontrar em menos de um ano. Em dezembro de 2024, os times se enfrentaram pela final do Intercontinental, que terminou com vitória merengue por 3 a 0.

O Real Madrid foi aos quatro pontos e é o líder do Grupo H. O Pachuca, zerado, é o último e já está eliminado.

O cenário poderia ser dramático. Caso perdesse, o Real Madrid chegaria na última rodada pressionado por uma vitória contra o Salzburg para avançar. Outro resultado não bastaria.

As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira, às 22h (de Brasília). O Real encara o Red Bull Salzburg, na Filadélfia, enquanto o Pachuca pega o Al-Hilal, em Nashville.

Como ficou o grupo

  1. Real Madrid - 4 pontos (+2 de saldo)
  2. Red Bull Salzburg - 4 pontos (+1 de saldo)
  3. Al-Hilal - 2 pontos
  4. Pachuca - 0 pontos

Como foi o jogo

O Real ensaiou drama, mas terminou o primeiro tempo ganhando. A equipe espanhola começou o jogo levando sufoco do Pachuca e viu o cenário piorar: Asencio foi expulso por falta em Rondón. Xabi Alonso fez ajustes no times sem fazer substituições e recuou Tchouaméni para a zaga. Courtois fez defesas importantes e, quando chegaram no ataque, os Merengues não perdoaram — Bellingham e Güler foram letais e abriram 2 a 0.

Arda Güler comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Pachuca no Mundial - Susana Vera/REUTERS - Susana Vera/REUTERS
Arda Güler comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Pachuca no Mundial
Imagem: Susana Vera/REUTERS

John Kennedy deu ânimo para o Pachuca, mas o filme foi o mesmo. A equipe mexicana voltou mais perigosa no ataque com o brasileiro e deu trabalho para Courtois. Mas bastou uma arrancada do Real para que Valverde fizesse o terceiro e definisse o placar em Charlotte. Ainda que aparentasse estar entregue, o Pachuca contou com a sorte de um desvio em um dos poucos chutes depois do abafa inicial e descontou.

Lances importantes e gols

Quase um golaço. Em jogada ensaiada de escanteio, González encontrou Rondón livre. O venezuelano chegou finalizando e mandou muito perto do gol defendido por Courtois.

Expulso! Rondón ganhou na força e sairia cara a cara com Courtois quando foi puxado por Asencio. O zagueiro recebeu o vermelho direto pela falta.

Raul Asencio, do Real Madrid, foi expulso em jogo contra o Pachuca no Mundial - Michael Owens/Getty Images - Michael Owens/Getty Images
Raul Asencio, do Real Madrid, foi expulso em jogo contra o Pachuca no Mundial
Imagem: Michael Owens/Getty Images

Courtois faz milagre! Kenedy ficou com a sobra de passe desviado de Rondón, levou para a esquerda e bateu firme. Courtois espalmou como deu, e a bola sobrou para Bautista, dentro da área. Ele pegou de primeira, e o goleiro belga salvou de novo.

Bellingham abre o placar: 1 a 0. O Real Madrid começou a jogada na defesa e acelerou. Gonzalo García lançou Fran García em velocidade. O lateral serviu Bellingham no meio. O inglês soltou o pé rasteiro, cruzado, e abriu o placar.

Courtois de novo! Kenedy recebeu com espaço pela esquerda, puxou para a canhota e finalizou cruzado. Courtois foi no cantinho esquerdo e espalmou.

Arda Güler faz golaço: 2 a 0. O Real Madrid, novamente, trabalhou a bola com velocidade. Vini Jr serviu Alexander-Arnold na direita. O lateral rolou para o meio da área, Gonzalo García ajeitou de primeira, e Güler chegou para finalizar cruzado.

Arda Güler comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Pachuca no Mundial - Susana Vera/REUTERS - Susana Vera/REUTERS
Arda Güler comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Pachuca no Mundial
Imagem: Susana Vera/REUTERS

Quase na primeira chance. John Kennedy entrou no intervalo e quase diminuiu para o Pachuca em sua primeira chance. Ele recebeu de Kenedy e bateu colocado. A bola passou rente à trave.

Faltou pouco! Montiel levantou na área, Pereira desviou na primeira trave, e Rondón se jogou para empurrar a bola para as redes. Faltaram alguns centímetros para o desvio tomar o caminho do gol.

Mais dois dele. John Kennedy teve mais duas chances de marcar. Em ambas, o atacante emprestado pelo Fluminense recebeu na esquerda, puxou para o meio e bateu colocado de perna direita. Courtois foi bem nos dois lances e espalmou.

Mais um golaço coletivo do Real: 3 a 1. Vini Jr. foi lançado em velocidade, ganhou de Bauermann e serviu Valverde. O uruguaio tocou para Brahim Díaz, se mandou para a área e recebeu lançamento. Só teve o trabalho de completar de primeira para marcar.

Montiel desconta: 3 a 1. O volante recebeu próximo à área do Real e tentou chute no canto direito de Courtois. A bola desviou em Tchouaméni, enganou o goleiro e morreu no fundo das redes.

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 3 x 1 PACHUCA

Data e horário: 22 de junho de 2025, às 16h (de Brasília)
Competição: 2ª rodada do Mundial de Clubes
Local: Bank of America Stadium, em Charlotte (EUA)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (BRA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (BRA) e Rafael da Silva Alves (BRA)
Gols: Bellingham (34'/1°T), Arda Güler (42'/1°T), Valverde (24'/2°T), Montiel (34'/2°T)
Cartões amarelos: Palavecino (PAC)
Cartão vermelho: Asencio (REA)

Real Madrid: Courtois; Alexander-Arnold (Rüdiger), Asencio, Huijsen e Fran García; Tchouaméni, Valverde e Bellingham (Ceballos); Arda Güler (Modric), Vini Jr (Victor Muñoz) e Gonzalo García (Brahim Díaz). Técnico: Xabi Alonso

Pachuca: Carlos Moreno; Luis Rodríguez (López), Eduardo Bauermann, Pereira e González; Montiel, Bautista (Jonh Kennedy) e Palavecino (Guzmán); Kenedy (Carlos Sánchez), Domínguez (Cabral) e Rondón. Técnico: Jaime Lozano