O feito do Botafogo sobre o PSG vai mudar a forma como os times europeus encaram os adversários no Mundial de Clubes, analisou o colunista Mauro Cezar Pereira no Posse de Bola.
Esse jogo vai mudar a maneira como os times europeus olham para a competição e para os seus adversários. Ontem, claramente, não é vira-latismo, mas é só tentando entender e explicar: obviamente esse torneio que é prioridade para os times não europeus não é a prioridade deles.
Isso é muito claro, senão o Luis Enrique não faria o que fez, colocando alguns jogadores na reserva e lançando no desespero durante o jogo, e não mudou nada. Então, isso vai mudar, porque eles vão perceber que é possível, sim, que eles percam, porque já aconteceu em outros jogos e finalmente aconteceu a derrota do campeão europeu, sem conseguir ameaçar o campeão sul-americano.
O campeão europeu perdeu -- eu imagino que isso vai mudar a forma de eles olharem a competição. Ou seja, não se expor tanto, entender que não vai conseguir vencer colocando qualquer time, que tem que caprichar um pouquinho mais para vencer certos adversários.
Mauro Cezar
O colunista destacou que o Fogão ficou muito perto de "furar a bolha" no Mundial e se colocar entre os oito melhores da competição, caso avance como primeiro colocado do grupo.
Contra o Atlético de Madri, o Botafogo pode até perder por dois gols de diferença para sair classificado. Se empatar, termina como líder da chave.
O Botafogo está numa situação muito confortável, mas muito confortável. Se conseguir ser primeiro, partindo do princípio que o Palmeiras vai se classificar na outra chave e não entram mais Palmeiras e Porto, o Botafogo vai pegar o Inter Miami ou o Al Ahly. Ou seja, é muito mais factível imaginar o Botafogo furando essa bolha.
O torneio foi feito para ser uma Champions League a partir das quartas de final, e o Botafogo passa a ter uma chance muito razoável de avançar e ser um não Europeu entre os oito [melhores classificados].
Mauro Cezar
Mauro Cezar: Vitória do Botafogo ante PSG é maior que as de trio brasileiro
A vitória do Botafogo sobre o PSG foi maior que as dos brasileiros que derrotaram europeus para serem campeões mundiais neste século, afirmou o colunista Mauro Cezar Pereira.
A maior vitória é a do Botafogo, claro — o Botafogo não tomou amasso. O São Paulo, o Internacional, o Corinthinas, todos tomaram amasso, os goleiros foram destaque: Rogério fez a atuação da vida dele, Cássio a mesma coisa, Clemer também. Todos sofreram amasso — o Botafogo não foi amassado.
Detalhe, Internacional e Botafogo enfrentaram o campeão europeu que naquele momento era o melhor time da Europa: o PSG era o melhor time, e o Barça era o melhor time. O Chelsea contra o Corinthians não era, nem o Liverpool.
Mauro Cezar
Com a vitória do Fogão por 1 a 0 com gol de Igor Jesus, um time brasileiro voltou a derrotar um europeu após 13 anos. O último havia sido o Corinthians, em 2012, contra o Chelsea, que valeu o título mundial.
Antes, Internacional, em 2006, e São Paulo, em 2005, haviam derrotado Barcelona e Liverpool, respectivamente, para se sagrarem campeões mundiais.
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.