'Vibe boa': o que fez Tati interromper pausa no surfe e competir no Rio

Tati Weston-Webb está de volta ao mar, mas por tempo determinado. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, ela vai interromper momentaneamente a pausa na carreira para competir na etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe, após convite da WSL. O torneio tem janela de sábado até o dia 29.
O que me motivou foi, realmente, a vontade de competir em casa. Para mim, não tem nada melhor do que competir em frente dos fãs brasileiros. Esse calor é inexplicável, mesmo! Fiquei com muita vontade mesmo, de chegar aqui, competir em casa e sentir essa vibe boa de novo.
Tati Weston-Webb
Tati anunciou, em março, uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental. À época, a atleta disse que, em acompanhamento psicológico, sinais já indicavam desgastes emocional e físico.
Eu sou uma pessoa super produtiva quando eu estou competindo. Ano passado, foi um ano super produtivo, consegui a medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Eu queria descansar mesmo, ficar grudada à minha família, ter esse tipo de vida. Acalmar um pouquinho, sabe? Acalmar é uma coisa que não sabemos fazer porque o nosso ano, normalmente, é super corrido. Consegui acalmar, consegui me reconectar comigo. Foram dias e meses bem especiais.
Tatiana, ao UOL
Uma dos pontos que reforçou essa reconexão foi o fato dela ter conseguido fazer uma viagem que sempre quis. O destino foi Ilhas Mentawai, na Indonésia.
A surfista ressaltou o calendário ao qual os atletas são submetidos ao longo da temporada. "A saúde mental é uma coisa super importante. Somos seres humanos, não funcionamos como máquinas. O surfe é um esporte que tem um ano bem longo. E diferente de outros esportes, o surfe não tem data marcada em que você chega e sabe que vai competir. Temos de saber se terá condição de praticar o surfe. É um esporte diferente. Vimos alguns atletas tirarem um ano sabático e voltarem surfando demais. Para mim, foi uma escolha me concentrar em mim mesma".
Tati avisou que a participação em Saquarema ainda não dá indícios dos próximos passos. "Tive altos e baixos. Ainda estou vivendo esse período de descanso. Esse evento, para mim, vai ser especial porque amo Saquarema, me sinto em casa. Por isso topei estar na etapa, mas quero retomar minha saúde mental para voltar a competição 100%".