Sem tempo para sofrer: Fonseca perde em estreia e já joga de novo em Halle

João Fonseca estreou em Halle, na Alemanha, com derrota na chave de simples, mas não vai ter tempo para sofrer. Após o duelo com o italiano Flavio Cobolli, que venceu por 2 sets a 1, o brasileiro vai entrar em quadra ainda hoje (17) pelo torneio de duplas, em parceria com o grego Petros Tsitsipas.
O jogo nas duplas estava marcado para "em torno de 11h". O horário dependeria também do jogo individual do João. Ele e Petros vão enfrentar o português Francisco Cabral e o austríaco Lucas Miedler.
Petros é irmão mais novo de Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 do mundo. Apesar de participar de torneio de simples, o tenista vem tendo maior destaque nas disputas de duplas — às vezes atuando ao lado do irmão.
Tsitsipas, que é canhoto, levantou uma taça de ATP Tour no European Open de 2023, em Antuérpia, com Stefanos. Eles também já estiveram juntos em quadra para defender a Grécia na Copa Davis.
Petros foi campeão, em nível Challenger, de outros torneios. Alcançou o alto do pódio em Praga 2021, ao lado de Victor Vlad Cornea; Antalya 2023, com Filip Bergevi; Manama 2024, em parceria com Sergio Gornés; e Creta 2025, com Stefanos Sakellaridis.
Em abril, durante a premiação do Laureus — o 'Oscar do Esporte' —, Stefanos fez elogios a João Fonseca. Na ocasião, foi questionado sobre qual integrante da nova geração do tênis imagina que possa dominar o tour em breve. "Eu não sei se vai dominar, mas daria boas chances ao João Fonseca. Acho que é um grande atleta para o futuro".
A última disputa de João em torneio de duplas foi em abril do ano passado. O retorno às duplas é uma estratégia para o brasileiro ter mais tempo em quadra na grama depois da gira do saibro. É um movimento natural no meio do tênis devido às diferenças entre os pisos, tanto para adaptar o jogo como para evitar lesões, e também foi adotado por Jannick Sinner, número 1 do mundo. O astro italiano não participava de compromisso de dupla desde novembro do ano passado e se juntará a Lorenzo Sonego em Halle.
Sequência na grama
Halle é a primeira competição de uma sequência que João vai ter na grama, piso que não tem tanta familiaridade em relação ao saibro e o rápido. Após se despedir da Alemanha, ele tem presença confirmada no ATP de Eastbourne, e Wimbledon. O primeiro torneio terá início em 23 de junho, enquanto o segundo começa no dia 30 de junho.