Topo

Na volta à grama, Fonseca tem match point, mas perde de virada em Halle

João Fonseca na primeira rodada do ATP 500 de Halle em 2025 - TERRA WORTMANN OPEN/Breakpoint Images
João Fonseca na primeira rodada do ATP 500 de Halle em 2025 Imagem: TERRA WORTMANN OPEN/Breakpoint Images
do UOL

São Paulo

17/06/2025 10h48

Em 2024, quando disputou seus primeiros torneios de nível ATP na grama, João Fonseca sofreu duas derrotas em dois jogos. Este ano, o carioca estreou no piso com um bom começo e teve até um match point, mas voltou a perder. De virada, o número 1 do Brasil e 57 do mundo foi superado pelo italiano Flavio Cobolli (#24 do ranking) por 5/7, 7/6(3) e 7/6(8) na primeira rodada do ATP 500 de Halle, na Alemanha.

No ano passado, quando também recebeu um convite do evento, Fonseca foi superado na primeira rodada pelo qualifier britânico James Duckworth. O carioca também disputou o qualifying de Wimbledon, mas perdeu na fase inicial para o espanhol Alejandro Moro Cañas, então número 188 do mundo.

Cobolli, por sua vez, avança para enfrentar nas oitavas o vencedor do jogo entre o francês Ugo Humbert (#20) e o canadense Denis Shapovalov (#31).

Como aconteceu

Fonseca teve dois break points logo no terceiro game, mas não conseguiu convertê-los. Depois disso, o duelo seguiu equilibrado, com os sacadores prevalecendo. O brasileiro teve seu serviço ameaçado sacando em em 4/5 e 30/30, mas fez uma ótima subida à rede para evitar um set point e, pouco depois, igualou o placar em 5/5. Aproveitando o embalo, João atacou com ótimas direitas e conquistou mais dois break points no 11º game. Cobolli salvou o primeiro quando o brasileiro errou uma direita, mas falhou no segundo, mandando uma direita para fora. Fonseca, então, só precisou confirmar o serviço para fechar o set em 7/5.

Cobolli foi mais perigoso no segundo set, conquistando break points no segundo e no sexto games, mas Fonseca se salvou de ambos com ótimos saques. A história se repetiu no oitavo game, com outro grande serviço do brasileiro em um break point. Assim como no primeiro set, o brasileiro voltou à carga na reta final e conseguiu um break point no 11º game, mas desta vez Cobolli se salvou vencendo um belo rali. Fonseca continuou com problemas para manter o serviço, mas sempre sacava bem sob pressão. Foi assim que salvou um set point no 12º game e forçou um tie-break para decidir a parcial.

Fonseca escorrega e dá susto

O game de desempate começou melhor para Cobolli, que abriu 2/0 quando Fonseca mandou uma bola na rede. Mais tarde, quando o italiano encaixou um belo smash para fazer 5/3, o brasileiro escorregou e caiu de mau jeito, gemendo de dor. João levou a mão à região do quadril esquerdo, mas logo se levantou e fez sinal positivo. Cobolli, contudo, fechou o tie-break em 7/3 quando disparou uma direita indefensável.

Fonseca tentou uma resposta rápida e teve dois break points logo no segundo game do terceiro set, mas desta vez foi Cobolli quem se salvou com competência. O brasileiro seguiu melhor em quadra e teve mais duas chances no oitavo game. No primeiro break point, errou uma direita. No segundo, viu o europeu disparar um ace. Pouco depois, placar estava novamente igualado: 4/4. Pouco depois, outro tie-break foi necessário.

Drama e match points perdidos com o saque

Desta vez, contudo, Fonseca começou bem, com um ótimo saque e, mesmo depois de ceder um mini-break ao errar uma direita, recuperou-se com um linda devolução que forçou um erro do italiano. Sacando em 3/4, entretanto, o brasileiro foi à rede e levou uma espetacular passada de Cobolli, que fez uma cruzada ao alcançar uma curtinha. O lance deixou o europeu a dois pontos da vitória, mas outra boa devolução de Fonseca igualou o game de desempate em 5/5. Cobolli, então, errou uma direita fácil e deu um match point ao brasileiro. Fonseca tinha o saque, mas o italiano encaixou uma devolução excelente e se salvou. No ponto seguinte, foi João quem errou uma direita e cedeu um match ao oponente, mas o carioca se salvou indo à rede (7/7).

Cobolli confirmou seu serviço, abrindo 8/7 e conquistando outro match point, mas Fonseca escapou com um ótimo saque (8/8). No ponto seguinte, Fonseca escorregou subindo à rede, perdeu o ponto e cedeu outro match point ao italiano. Desta vez, com o saque, o italiano não desperdiçou a chance.