Topo

Fonseca inicia 1ª temporada 'para valer' na grama e usa dupla como trunfo

João Fonseca treinando antes da disputa do ATP 500 de Halle - Divulgação/ATP 500 Halle
João Fonseca treinando antes da disputa do ATP 500 de Halle Imagem: Divulgação/ATP 500 Halle
do UOL

Do UOL, em São Paulo

16/06/2025 05h30

João Fonseca dá a largada à sua temporada na grama integrando a elite do tênis e tem o retorno à disputa de duplas, após mais de um ano, como trunfo na preparação.

Aventura na grama

Fonseca estreia no ATP 500 de Halle, na Alemanha, contra o italiano Fabio Cobolli, atual número 25 do mundo. O adversário também vive o melhor momento na carreira e é torcedor fervoroso da Roma —com direito a tatuagem.

A partida será realizada na terça. O horário e o palco do duelo ainda serão divulgados, mas ele não vai à quadra hoje, primeiro dia da chave principal.

O brasileiro vai apenas para o seu quinto torneio na grama, superfície com a qual tem menos familiaridade, mas pela primeira vez dentro do top 100. O carioca disputou somente seis partidas oficiais no piso na carreira e em quatro competições diferentes, todas no ano passado, antes de sua ascensão. Ele não avançou para além da segunda rodada em nenhuma delas.

a - Divulgação/ATP 500 Halle - Divulgação/ATP 500 Halle
João Fonseca durante treino em Halle
Imagem: Divulgação/ATP 500 Halle

A disputa em Halle também marca a volta do brasileiro de 18 anos às duplas desde abril de 2024. Fonseca fará parceria com Petros Tsitsipas, irmão do ex-número 3 Stefanos, após ficar 14 meses sem jogar neste formato. Eles enfrentarão rivais vindo do qualificatório, mas o confronto ainda não está marcado.

O retorno às duplas é uma estratégia para João ter mais tempo em quadra na grama depois da gira do saibro. É um movimento natural no meio do tênis devido às diferenças entre os pisos, tanto para adaptar o jogo como para evitar lesões, e também foi adotado por Jannick Sinner, número 1 do mundo. O astro italiano não participava de compromisso de dupla desde novembro do ano passado e se juntará a Lorenzo Sonego em Halle.

João chega para a sua segunda participação no torneio alemão como número 57 do ranking. No ano passado, ele também foi convidado e acabou derrotado na primeira rodada pelo australiano Dyckworth (#88) por duplo 6/4 quando ainda estava fora do top 200 —era o 217º.

Acabou a gira do saibro e partiu para a grama. É uma experiência nova. Não vou dizer que eu gosto porque eu não joguei tantas vezes, mas eu acho legal jogar na grama, acho divertido. Vai ser mais uma experiência maneira. Então é seguir, seguir trabalhando, seguir acreditando. E é isso, é seguir com essa pegada na grama.
João Fonseca, após eliminação em Roland Garros