Flamengo bate Espérance, lidera grupo e pode encaminhar vaga contra Chelsea

O Flamengo não deu esperanças a um aguerrido Espérance, venceu os tunisianos por 2 a 0 e iniciou sua trajetória no Mundial de Clubes na liderança do Grupo D. O jogo foi disputado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA).
O rubro-negro superou o Chelsea na tabela por ter menos cartões amarelos em relação aos ingleses, que venceram o Los Angeles FC pelo mesmo placar, mas receberam três advertências contra uma, de Bruno Henrique, por parte dos brasileiros.
O Flamengo pode encaminhar vaga nas oitavas justamente contra o Chelsea na sexta-feira. Se os brasileiros vencerem os europeus a partir das 15h e houver um empate em Espérance x Los Angeles, às 19h, o passaporte nas oitavas será carimbado por parte da equipe de Filipe Luís.
Como ficou o Grupo D
1 - Flamengo: 3 pontos (saldo +2, 1 cartão)
2 - Chelsea: 3 pontos (saldo +2, 3 cartões)
3 - Los Angeles FC: 0 ponto (saldo -2)
4 - Espérance: 0 ponto (saldo -2)
Como foi o jogo
O 1º tempo foi todo do Flamengo, que mostrou paciência para trabalhar a bola e abriu o placar com Arrascaeta. O gol deixou o rubro-negro com menos pressa diante de um adversário encaixotado, e as faltas passaram a ganhar os holofotes. Pedro ainda teve boa chance pouco antes do intervalo, mas teve chute desviado. E o Espérance? Finalizou só uma vez e não conseguiu acertar a meta de Rossi.
Na etapa final, os tunisianos melhoraram após erros do rival e assustaram em contra-ataques, mas Luiz Araújo decidiu: o atacante, que já havia dado assistência para Arrascaeta, marcou um golaço após passe doce do estreante Jorginho e assegurou a vitória brasileira.
Gols e destaques
Só uma equipe em campo. O jogo começou com o Flamengo ditando o ritmo e alcançando mais de 80% de posse de bola. Regido por Gerson — que chegou a ser vaiado por alguns torcedores ao entrar em campo —, o time brasileiro usou e abusou da troca de passes, mas encontrava uma defesa fechada e atenta. Léo Ortiz, de cabeça, foi o único a assustar antes dos 15 minutos.
Paciente, Fla marca. O elenco de Filipe Luís rodou a bola diante de um adversário retrancado e não demorou para ser premiado. Varela recebeu pela ponta e, com liberdade, cruzou para a área. Luiz Araújo, por trás da marcação, deu um tapa de primeira para o meio, e Arrascaeta usou toda a sua categoria para completar de perna direita antes de abrir o placar: 1 a 0.
Tiki-taka rubro-negro. O gol deixou os cariocas ainda mais confortáveis (e com menos pressa) para trabalhar a bola. Resultado? O Espérance passou a frear o ímpeto do rival na base das faltas — foram 11 cometidas e dois cartões amarelos aplicados até o intervalo. O Fla também não pegou leve e travou as investidas dos tunisianos com o mesmo número de infrações.
Espérance ataca, e Pedro fica no quase. O 2º tempo iniciou com os tunisianos, já com duas alterações ofensivas, explorando os erros brasileiros em contra-ataques: Ben Hmida obrigou Rossi a trabalhar em chute de fora da área, e Belaili errou o alvo ao arrancar pela esquerda. Pedro respondeu com duas chances em sequência, mas não caprichou na hora de ampliar.
Filipe Luís mexe no ataque, mas titular decide resultado. Em meio às tentativas da equipe de Maher Kanzari, o Flamengo teve seu setor ofensivo refrescado: mesmo com Arrascaeta acusando dores nas costas, Gerson e Pedro deram lugar a Plata e Bruno Henrique. Quem decidiu, no entanto, foi quem se manteve no gramado: Luiz Araújo. O camisa 7 recebeu passe açucarado de Jorginho, ajeitou o corpo e acertou um chute de rara felicidade para decretar a vitória: 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2x0 ESPÉRANCE
Data e horário: 16 de junho, às 22h (de Brasília)
Competição: 1ª rodada do Grupo D do Mundial
Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Hessel Steegstra (HOL) e Jan De Vries (HOL)
VAR: Rob Dieperink (HOL)
Cartões amarelos: Bruno Henrique (FLA); Ben Ali, Belaili, Guenichi, Tougai (ESP)
Cartões vermelhos: não houve
Público: 25.797 pessoas
Gols: Arrascaeta (FLA), aos 16 min do 1º tempo; Luiz Araújo (FLA), aos 24 min do 2º tempo
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Jorginho (Allan), Gerson (Plata) e Arrascaeta (Michael); Luiz Araújo (Cebolinha) e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís
ESPÉRANCE: Ben Said; Ben Ali (Bouchniba), Meriah, Tougai e Ben Hmida; Guenichi (Derbali), Ogbelu e Jebali (Mokwana); Yan Sasse (Konaté), Belaili e Rodrigo Rodrigues (Jabri). Técnico: Maher Kanzari