Topo
Esporte

Tamires Araújo recebe prêmio internacional por ato de fair play no handebol

Tamires Araújo, jogadora de handebol da seleção brasileira, recebe prêmio de Fair Play. - Divulgação.
Tamires Araújo, jogadora de handebol da seleção brasileira, recebe prêmio de Fair Play. Imagem: Divulgação.
do UOL

Colaboração para o UOL

20/05/2025 14h45

Tamires Araújo, jogadora da seleção brasileira de handebol, foi premiada pelo Comitê Internacional de Fair Play (CIFP) por um gesto de esportividade durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A atleta recebeu o reconhecimento após ajudar uma adversária lesionada durante uma partida.

A premiação aconteceu em Budapeste, na Hungria, onde a brasileira foi condecorada com o diploma mundial de Fair Play na categoria "Pierre de Coubertin - Ato de Fair Play", que reconhece atitudes de integridade e espírito esportivo.

Tamires Araújo, jogadora de handebol da seleção brasileira, recebe prêmio de Fair Play. - Divulgação - Divulgação
Tamires Araújo, jogadora de handebol da seleção brasileira, recebe prêmio de Fair Play.
Imagem: Divulgação

O que aconteceu

O gesto ocorreu durante a partida entre Brasil e Angola, quando a pivô angolana Albertina Kassoma se lesionou no início do segundo tempo. Sem conseguir andar, Kassoma recebeu atendimento médico e, em seguida, aceitou a ajuda de Tamires, que a carregou nos braços para fora da quadra.

O público no estádio aplaudiu intensamente a atitude da brasileira. O gesto de Tamires tornou-se símbolo de respeito, empatia e nobreza esportiva, sendo amplamente repercutido. Kassoma não conseguiu retornar à partida devido à gravidade da lesão.

Segundo o presidente do CIFP, Dr. JenKamuti, a escolha de Tamires representa 'um reconhecimento por sua atitude exemplar no esporte e por promover os valores do fair play'.

Relembre o momento

Esporte