Topo
Esporte

Campeonato Português: Sporting vence em casa e é bicampeão

Jogadores do Sporting celebram perto dos torcedores após gol sobre o Vitória de Guimarães - Patricia DE MELO MOREIRA / AFP
Jogadores do Sporting celebram perto dos torcedores após gol sobre o Vitória de Guimarães Imagem: Patricia DE MELO MOREIRA / AFP

17/05/2025 16h09

O Sporting conquistou o Campeonato Português hoje (17). A equipe garantiu o título na última rodada, ao vencer o Vitória de Guimarães por 2 a 0, no Estádio José Alvalade. Pedro Gonçalves e Gyokeres marcaram os gols da partida.

O Benfica também chegou à última partida com chances de título. Vice-líder com a mesma pontuação do Sporting no início da rodada, a equipe empatou fora de casa com o Braga por 1 a 1.

Com o título, o Sporting chegou à 21ª conquista do Campeonato Português. A equipe também venceu seu quarto bicampeonato do torneio, repetindo o feito de 1947 e 1948, 1951 e 1952, e 1953 e 1954.

O Sporting é o terceiro maior campeão de Portugal, atrás do Porto, com 30, e do Benfica, com 38.

O jogo do título

Jogando em casa, o Sporting dominou o duelo contra o Vitória de Guimarães, que brigava por uma vaga na Liga Conferência. No primeiro tempo, a equipe não chegou ao gol, apesar de pressionar bastante. No entanto, a torcida da equipe mandante comemorou aos 24 minutos, quando o Braga abriu o placar contra o Benfica, rival direto do título.

A explosão da torcida do Sporting veio na etapa complementar. Aos dez minutos, Pedro Gonçalves acertou chute de longe para abrir o placar. Mesmo com o Benfica chegando ao empate contra o Braga, a equipe de Gyokeres se sagrou campeã.

O atacante sueco ainda deixou sua marca na partida. Aos 37 minutos, Gyokeres aproveitou falha de João Mendes, defensor do Vitória, roubou a bola, driblou o goleiro e definiu a partida.

Vagas nas competições europeias

As vagas para os torneios Uefa, disputadas entre Porto, Braga, Vitória de Guimarães e Santa Clara tiveram seu desfecho neste domingo. Sporting e Benfica já estavam garantidos na Liga dos Campeões e com a definição do título, a equipe de Di María foi para a Pré-Champions.

O Porto, por sua vez, venceu o Nacional por 2 a 0 e garantiu sua vaga direta na Liga Europa. Já o Braga, que ficou na quarta posição, vai para a Pré-Liga Europa. Santa Clara bateu o Farense, aproveitou o tropeço do Vitória de Guimarães, e se classificou para a Liga Conferência. É a segunda vez na história que a equipe jogará o torneio.

Briga contra o rebaixamento

Além disso, a briga contra o rebaixamento também foi definida nos últimos momentos do Campeonato Português. Com o lanterna Boavista já rebaixado, Estrela Amadora, AFS e Farense brigavam contra as últimas duas vagas.

Apesar disso, todas as equipes perderam seus jogos. Com isso, o Farense terminou na 17ª posição, com 27 pontos e foi rebaixado diretamente. Por sua vez, o AFS ficou em 16º lugar e jogará o playoff de acesso contra o Vizela, terceiro colocado da Segunda Divisão.

Esporte