Ronaldo ironiza manifesto de federações sobre CBF após 'portas fechadas'

Ronaldo se manifestou pela primeira vez em meio ao caos vivido dentro da CBF, que contou com afastamento de Ednaldo Rodrigues e convocação de novas eleições em 24 horas. O ex-jogador havia tentado se candidatar ao comando da entidade recentemente, mas acabou, segundo ele, com "portas fechadas" pelas federações estaduais, que são pilares da eleição.
O que aconteceu
O Fenômeno ironizou um manifesto divulgado por 19 federações na manhã de hoje. O texto pede "estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro".
"Agora?", publicou Ronaldo em seus stories do Instagram ao mostrar a imagem do manifesto em questão ao fundo.
No texto, as federações dizem que a CBF foi "sufocada por uma estrutura excessivamente centralizada". Os dirigentes ainda apontam que "o cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão".
São Paulo e Minas Gerais não estão entre as federações que assinaram o manifesto, mas a Ferj, do Rio de Janeiro, é uma das presentes. Além da federação carioca, as entidades estaduais envolvidas são dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
A publicação de Ronaldo reforça a tese de que ele não deve concorrer à nova eleição da CBF, marcada para o dia 25. PVC, colunista do UOL, já havia antecipado a informação.
Portas fechadas
Ronaldo anunciou, em março, que estava desistindo de disputar a presidência da CBF. Em post no Instagram, o ex-camisa 9 da seleção brasileira citou que as federações se recusaram a recebê-lo e indicaram apoio à reeleição de Ednaldo Rodrigues.
Ele afirmou ter procurado as 27 federações, mas encontrou 23 "portas fechadas". "As federações se recusaram a me receber em suas casas, sob o argumento de satisfação com a atual gestão e apoio à reeleição", disse o Fenômeno em comunicado.