Palmeiras 'imbatível' na Libertadores explica pressa por renovação de Abel

O Palmeiras quer renovar o contrato de Abel Ferreira, e as últimas campanhas do Alviverde na Copa Libertadores com o técnico no comando são um dos motivos que fazem o clube acelerar essa extensão.
O que aconteceu
A vitória contra o Bolívar na noite de ontem consolidou ainda mais o Palmeiras como um dos times mais temidos da Libertadores. O Alviverde se igualou ao River Plate como o clube que mais vezes somou a melhor campanha na fase de grupos em toda a história da competição: 8 vezes.
O Palmeiras garantiu com uma rodada de antecedência a melhor campanha da fase de grupos de 2025, e isso não é uma novidade. O clube sempre terminou em primeiro de seu grupo com Abel no comando e esteve entre as melhores campanhas (liderou em 2022 e 2023, foi segundo em 2021 e terceiro em 2024).
A equipe foi campeã em 2020 e 2021 com o português, que chegou em outubro de 2020 para o lugar do demitido Vanderlei Luxemburgo. Com Luxa, o Palmeiras também teve a melhor campanha da fase de grupos daquele ano.
A comissão de Abel Ferreira tem os melhores números no Palmeiras na Copa Libertadores: aproveitamento de 74,85% (57 jogos, 38 vitórias, 14 empates e 5 derrotas). Os números nas outras competições são: Paulista (71,2%), Copa do Brasil (63,8%) e Brasileiro (62,7%).
A diretoria do Palmeiras não quer perder Abel Ferreira de jeito nenhum, e o entendimento é de que esses números evidenciam ainda mais que a permanência do treinador é fundamental. O técnico tem contrato até dezembro de 2025 e deu sinal verde para a negociação por uma renovação.
O elenco também torce por essa renovação. Após a partida, o zagueiro Murilo exaltou Abel e ressaltou como é difícil encontrar alguém como ele.
Sem dúvida [alívio]. A gente fica feliz pela permanência dele. A gente sabe como é difícil achar um treinador com essa qualidade, do jeito que ele encara todo dia de uma forma surreal como nunca vi nada na vida. O empenho dele, a dedicação, todo dia da mesma forma Murilo, sobre o "fico" de Abel com a definição da seleção brasileira por Carlo Ancelotti
Hugo Cajuda, empresário de Abel, acompanhou no Allianz Parque a vitória do Palmeiras sobre o Bolívar. Ele veio ao Brasil para seguir as negociações para a renovação dos membros da comissão técnica. O técnico despistou sobre o assunto quando foi questionado na coletiva de imprensa.
A ideia do Palmeiras é renovar o contrato de Abel Ferreira até o fim de 2027. A presidente Leila Pereira quer a permanência do técnico até o fim de seu novo mandato.