Campanha e rivalidade: O que motiva classificado Palmeiras na Libertadores

O Palmeiras foi o primeiro time a garantir a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores, mas tem motivos para querer seguir como o único 100% na competição.
O Alviverde entra em campo hoje, às 19h (de Brasília), contra o Bolívar, no Allianz Parque, pela 5ª rodada da fase de grupos.
O que aconteceu
Já classificados, o objetivo do elenco e da comissão técnica é garantir a melhor campanha geral da fase de grupos da competição. Se o Alviverde vencer o Bolívar, já garantirá a melhor campanha entre todos os times com uma rodada de antecedência.
[A liderança geral] É um dos nossos objetivos para pensar jogo a jogo, preparar bem cada detalhe de cada jogo. Nós sabemos como foi difícil enfrentá-los no último jogo na Bolívia, então sabemos que vai ser um jogo duro, mas estaremos diante da nossa torcida, em um lugar que nós gostamos de jogar, em que nos sentimos apoiados, na frente dos nossos torcedores. Nós iremos dar o nosso máximo e o nosso melhor para garantir mais essa vitória.
Felipe Anderson, em entrevista à TV Palmeiras
As vitórias nos dois jogos que faltam podem acirrar ainda mais a rivalidade contra o Corinthians. Se o Palmeiras vencer os dois próximos jogos contra Bolívar e Sporting Cristal, o Alviverde chegará a 142 vitórias na Libertadores — o mesmo número que o Corinthians tem de jogos na história da competição.
O Palmeiras é o time brasileiro com mais vitórias na história da Libertadores. O Alviverde tem 246 jogos, 140 vitórias, 49 empates e 57 derrotas (o segundo colocado é o Grêmio, com 112 vitórias). Já o Corinthians, eliminado pela terceira vez na pré-Libertadores em 2025, tem 142 jogos, 70 vitórias, 34 empates e 38 derrotas.
A equipe de Abel Ferreira virou especialista em melhores campanhas na fase de grupos da Libertadores nos últimos anos. O clube foi o primeiro geral cinco vezes nas última sete edições da competição.
O Palmeiras deve ter em campo um time diferente em relação aos últimos jogos. Abel rodou o elenco, mas tem como plano dar mais minutos aos atletas que retornaram de lesão recentemente: Marcos Rocha, Murilo, Raphael Veiga e Maurício podem voltar ao time titular.
A situação do Grupo G é a seguinte: Palmeiras (12 pontos), Cerro Porteño (7 pontos), Sporting Cristal (4 pontos) e Bolívar (3 pontos).
Sporting Cristal e Cerro se enfrentaram na terça-feira, pela 5ª rodada, e o clube paraguaio venceu fora de casa por 1 a 0.