Com falha de Volpi, Grêmio empata a 3ª seguida na Sul-Americana, mas avança

Grêmio e Godoy Cruz (ARG) empataram por 1 a 1 nesta terça-feira, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, em confronto na arena da equipe gaúcha. O Tricolor garantiu ao menos a classificação para os playoffs do torneio.
Os gols da partida foram marcados por Andino, pelo Godoy Cruz, em falha de Tiago Volpi, e João Pedro, pelo Grêmio. Com o empate, o Tricolor se manteve em segundo no grupo D com nove pontos e segue em busca do rival argentino, com 11. Apenas o líder avança direto às oitavas.
Apesar de ser vice-líder, garantiu vaga ao menos nos playoffs com o empate. Na terceira posição, o Atlético Grau possui apenas dois pontos e não consegue mais alcançar o Tricolor.
As últimas partidas das equipes pela Sul-Americana acontecem em 29 de maio: o Godoy Cruz recebe o Club Atlético Grau, enquanto o Grêmio terá o Sportivo Luqueño como seu último desafio, às 19h (de Brasília).
Como foi o jogo
O Grêmio sofreu pressão argentina no início do jogo, abriu o placar com golaço e cedeu o empate. No começo do primeiro tempo, o Godoy Cruz pressionou os brasileiros e obrigou boas defesas do goleiro Tiago Volpi. O Tricolor saiu na frente com belo gol do lateral João Pedro, mas acabou levando o empate com cerca de 30 minutos, após falha do paredão do elenco brasileiro.
Na segunda etapa, as equipes mantiveram o empate em partida equilibrada. Apesar do Grêmio ter somado mais de 60% de posse de bola, as finalizações ficaram niveladas: foram 15 chutes para cada lado, com duas grandes oportunidades criadas pelos brasileiros e uma pelo lado argentino. O técnico Mano Menezes acabou precisando substituir o lateral Igor Serrote, que saiu com o punho machucado.
Gols e destaques
Volpi fez duas boas defesas no começo. O goleiro afastou cobrança de falta de Abrego. No rebote, Meli chutou forte e obrigou o atleta do Grêmio a fazer grande defesa no canto direito.
Lindo gol de João Pedro abriu o placar! Após tentativa de Braithwaite em ótima jogada, a bola espirrou e sobrou nos pés do lateral-direito. De longe e de perna esquerda, o camisa 18 finalizou colocado para encobrir o goleiro, aos 6 minutos.
Andino empatou no rebote de Volpi! Aos 29 minutos, Altamira aproveitou espaço dado pela marcação e finalizou de longe. Volpi espalmou para o meio da área. Na sobra, Andino bateu, e o goleiro do Grêmio até tocou na bola, mas não conseguiu agarrar.
Arezo tentou de bicicleta e quase anotou golaço. Christian Olivera finalizou pela direita da grande área, e Petroli espalmou. Na sobra, o zagueiro tentou fazer a marcação e perdeu a posse para Olivera, que tocou para Arezo finalizar e os defensores tirarem em cima da linha. Novamente com a sobra, virou uma bela finalização, mas a bola passou pela direita do gol.
Braithwaite ficou perto de colocar o Grêmio na frente. Os donos da casa recuperaram bola, e Amuzu encontrou o centroavante com espaço para finalizar forte de fora da área. O goleiro da equipe argentina conseguiu espalmar para fora.
Monsalve acertou a trave na reta final do jogo. O atacante recebeu de Amuzu e finalizou rasteiro no poste direito do gol argentino.
João Lucas finalizou, Jemerson desviou, e a bola passou muito perto! Nos últimos lances do confronto, o lateral aproveitou sobra de primeira em tentativa de fora da área, o zagueiro tocou no lado oposto e quase deu a vitória ao Tricolor.
No último lance houve checagem de pênalti para o Grêmio, mas o árbitro finalizou a partida. Após Ronald ter sido agarrado dentro da grande área, o juiz do confronto esperou por revisão do VAR. Pouco depois, Diego Ulloa encerrou o duelo.
Ficha técnica
Grêmio 1 x 1 Godoy Cruz
Competição: 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Local: Arena do Grêmio - Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Data e hora: 13 de maio de 2025, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Diego Ulloa (COL)
Assistentes: Miguel Roldán e Mary Blanco (COL)
VAR: Héider Castro (COL)
Gols: João Pedro, aos 6'/1ºT, Andino, aos 29'/1ºT
Amarelos: Dodi e André Henrique (Grêmio); Arce (Godoy Cruz)
Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro (Igor Serrote) (João Lucas), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ronald e Dodi (André Henrique); Olivera (Alisson), Monsalve e Arezo (Amuzu); Braithwaite. Técnico: Mano Menezes
Godoy Cruz: Petroli; Arce, Mendoza, Quiroz (Rasmussen) e Meli; Poggi e Abrego; Altamira (Bastián Yáñez), Andino (Valverde) e Auzmendi (Leyes); Barrea (Dupuy). Técnico: Emerson Panigutti (auxiliar)