Topo
Esporte

Flamengo aprova contas de Landim em meio ao baque do caso Bruno Henrique

Foi em meio ao baque da notícia de que Bruno Henrique está indiciado pela Polícia Federal que o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou sem ressalvas as contas do ex-presidente Rodolfo Landim referentes ao seu último ano de gestão, em 2024.

O que aconteceu

Ao todo, 185 conselheiros aprovaram as demonstrações financeiras do ex-gestor, 51 foram contra e 22 se abstiveram na noite de hoje.

Havia um parecer da comissão de finanças do Flamengo que apontava um descumprimento de regras fiscais. A denúncia era em relação a uma aceleração de gastos do segundo semestre. O centro da disputa se refere ao aumento de gastos com a compra do terreno no estádio e contratações de jogadores no período final do mandato, como Alcaraz, Plata e Michael.

A corrente de Landim rebate que trata-de de uma acusação política. Indica que, durante sua gestão, multiplicou a receita, deixou caixa de R$ 70 milhões no clube e o Conselho Fiscal referendou as contas.

Por fim, o parecer aponta que o endividamento operacional líquido no ano foi R$ 247 milhões acima do previsto. E critica o fato de a diretoria não ter pedido uma revisão do orçamento.

A visão de aliados do ex-presidente é de que o atual presidente Luiz Eduardo Baptista impediu a apresentação de um novo orçamento ao não vota-lo no Conselho de Administração. Na visão do ex-presidente e aliados, isso é um descumprimento do estatuto, já que o orçamento final só será apresentado agora em abril.

E apontou que o déficit foi meramente contábil, fruto do dólar valorizado. A antiga diretoria ainda defendeu que, no geral, as contas do clube estão bem melhores do que antes da chegada de Landim.

Esporte