Topo
Esporte

Injustiçado? Memphis é líder de assistências no futebol brasileiro em 2025

do UOL

Do UOL, em São Paulo

18/03/2025 05h30

Memphis Depay tem sido alvo de críticas no início desta temporada, principalmente pelo desempenho abaixo do esperado que teve na Libertadores. Em mais de uma oportunidade, a comissão técnica do Timão precisou sair em defesa do atacante, destacando a sua importância para o elenco.

Por outro lado, os números do camisa 10 mostram que, mesmo sem repetir os gols de 2024, ele segue fundamental para o Alvinegro paulista.

O que aconteceu

Memphis lidera o ranking de assistências do clube paulista e do futebol brasileiro em 2025. O jogador está no topo da lista com sete passes para gol, empatado com Raphael Veiga, do Palmeiras. O lance mais recente do camisa 10 aconteceu no último domingo, no toque para Yuri Alberto, que decretou a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, na ida da final do Campeonato Paulista.

Além disso, Depay é o atleta do Corinthians com mais participações em gols neste ano, 20 no total. Inclusive, o número acionou outro gatilho do contrato, liberando uma luva de R$ 1.575.201,00.

A questão é que os principais números do holandês estão concentrados no Paulistão — 11 jogos, 5 assistências e 2 gols. Na Libertadores, antes da eliminação na fase preliminar para o Barcelona de Guayaquil (EQU), foram duas assistências em quatro partidas, em atuações de pouco destaque.

Emiliano Díaz explicou que o desempenho do atacante no torneio continental foi abaixo do esperado pelo desgaste físico. Acostumado com o ritmo europeu, Memphis tinha um calendário mais enxuto e espaçado entre partidas decisivas, inclusive com viagens bem mais curtas para jogar as competições em outros países.

Ele vem sofrendo críticas e coisas que não merece, porque o torcedor do Corinthians tem que saber que ele está fazendo um esforço sobre-humano para jogar. É o primeiro ano dele na América do Sul, em Copa Libertadores, em viagens de oito horas, que ele não está acostumado. Ele está acostumado a fazer uma pré-temporada de um mês, jogar Champions em três horas. O cara está fazendo com muita humildade e coragem. É muito importante para nós. Foi importante este triunfo para ele, porque ele é muito importante tanto dentro quanto fora do campo, porque tem humildade.

É um cara que está fazendo um esforço se adaptando a uma liga que é uma loucura. Jogar a cada três dias, estar em uma ponta do continente e depois em outra ponta do continente. Ele está fazendo um esforço sobre-humano, ao qual não está acostumado. América do Sul, viagem... Não é fácil. Estou muito feliz por ele também, porque merecia uma vitória assim, que a torcida acreditasse, porque é um dos jogadores mais importantes que nós temos. Fico muito contente por ele.
Emiliano Díaz, auxiliar técnico do Corinthians, em coletiva

Memphis - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Emiliano Martínez, do Palmeiras, disputa bola com Memphis Depay, do Corinthians, em final do Paulistão, no Allianz Parque
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Memphis convocado para Data Fifa

Outro ponto que corrobora a boa fase de Memphis é a convocação para a seleção holandesa. O atacante foi chamado pelo técnico Ronald Koeman para disputar os confrontos contra a Espanha, nos dias 20 e 23 de março, pelas quartas de final da Liga das Nações.

Logo após a contratação de Depay pelo Corinthians, houve dúvida sobre a volta da estrela ao time de seu país. Koeman chegou a argumentar em uma entrevista que a liga brasileira "fica muito longe" da Europa.

Memphis deve estar em forma e jogar partidas. Acho que a Série A do Brasileiro é forte, mas fica muito longe daqui. Ainda não tenho muita visão dessa competição.
Ronald Koeman, em setembro de 2024

No entanto, o jogador brilhou no ano passado e provou para a comissão holandesa que está em forma para as Eliminatórias da Copa do Mundo neste ano. Ronald Koeman esteve no Brasil para acompanhar partidas de Memphis e conheceu as instalações do CT Joaquim Grava.

O treinador holandês se surpreendeu com o nível do futebol brasileiro e com as instalações do Timão para treinos. Por fim, optou por convocar o jogador para as decisões deste mês.

Esporte