Técnico começou apenas com João Fonseca e hoje tem CT para 40 tenistas
As vidas de João Fonseca e Guilherme Teixeira se cruzaram pela primeira vez quando o jovem tenista tinha 12 anos e ainda treinava no Country Club, no bairro de Ipanema (RJ). A nítida evolução do menino não só abriu portas para iniciar sua trajetória nos torneios de base como também despertou no treinador a necessidade de se criar um projeto com mais espaço físico e mais voltado para o alto rendimento. E foi assim que nasceu a "Yes Tennis", em 2022.
A mudança na rotina de Fonseca foi brusca. Morador da zona sul (RJ) e ainda na escola, ele passou a treinar com Guilherme no Itanhangá Golf Club, na zona oeste (RJ), distante de sua casa e de seus amigos.
O local, como o próprio nome sugere, foi criado para a prática de golfe. Por lá — quando Fonseca chegou como primeiro aluno — havia apenas três quadras de saibro, mas com pisos que alagavam com facilidade e com dificuldade de drenagem. Toda a estrutura para a parte física, fisiológica, de estudos e reuniões não existia.
Aqui, realmente, não tinha nada, eram só as quadras. Toda a parte de academia, de expansão que estamos tendo agora, são porque, graças a Deus, o projeto está dando certo, mas eram, literalmente, só as quadras Guilherme Teixeira, técnico de João Fonseca e sócio da Yes Tennis
Houve, então, a intervenção de Bruno Bonjean, ex-tenista e empresário que era diretor de tênis do Country Club. Ele decidiu ser sócio de Guilherme na empreitada e investiu na reforma dos pisos.
Tinham só três quadras. Só que essas quadras estavam meio abandonadas, porque o clube é um clube de golfe. Agora está mudando um pouco essa filosofia, eles estão abraçando, nos apoiando muito, mas inicialmente era essa filosofia (do golfe). Então, a gente teve que reformar todas essas quadras. Para você ter uma ideia, na primeira semana que a gente estava aqui, choveu. E aí passou um, dois dias com sol forte e a quadra não secava. Aí eles (Fonseca e Guilherme) tiveram que voltar para o Country Club por um período. Então, a gente foi e reformou tudo
Bruno Bonjean, sócio da "Yes Tennis" junto com Guilherme Teixeira
Projeto agora tem 40 tenistas e estrutura completa
Em paralelo à evolução de João Fonseca, a Yes Tennis também foi evoluindo rapidamente em termos de estrutura. Foram construídas uma academia, sala de fisioterapia, vestiário, refeitório e sala de estudos para que os jovens tenistas possam passar todo o dia no local, sem a necessidade de deslocamentos. Uma grande ajuda financeira veio da operadora de telefonia Claro, patrocinadora do projeto e que inaugurou mais duas quadras no último dia 6.
O projeto agora conta com 40 tenistas de alto rendimento, entre oito a 18 anos, com destaques para João Quirino, Antonio Vitor, Bernardo Carvalho e Clara Elkind. Além de João Fonseca, claro.
Para a Yes Tennis, atualmente, o mais importante é ter qualidade de treinamento e não expandir o quadro de atletas.
Hoje estamos com uma estrutura bem equacionada. Acho que não falta nada a ninguém. E a gente tem uma preocupação sempre de focar em qualidade mais do que quantidade. Temos um entendimento também de que se você expande demais, começa a perder a qualidade. Então, temos muito cuidado. Quando a gente acaba uma expansão, tentamos consolidar, ver se aquele volume de treino está adequado antes de pensar numa nova expansão. Porque senão você começa a crescer, crescer... Daí você perde qualidade e isso contamina
Bruno Bonjean, sócio da Yes Tennis
Técnico agora só trabalha com João Fonseca
No início do projeto, Guilherme Teixeira treinava não só João Fonseca como também os demais atletas que foram chegando. Porém, com a rápida evolução do pupilo e o calendário internacional cada vez mais vasto, ele se tornou técnico individual do tenista.
Por conta disso, a Yes Tennis contratou novos treinadores. O projeto já trouxe profissionais de outros estados e tem planos de contratar estrangeiros.
Eu comecei dando treino para a equipe inteira. A partir do momento que ele (Fonseca) descolou e fez um calendário sozinho, eu fiquei praticamente ausente da academia, somente com ele. Então, eu preciso que outras pessoas estejam a cargo dos atletas Guilherme Teixeira, técnico de João Fonseca e sócio da Yes Tennis
Primeiro aluno do projeto, João Fonseca demonstra orgulho e gratidão pelo que a Yes Tennis tem se tornado:
Eu era da Yes Tennis quando não era nem um complexo, mas já era um grupo formado. Fui junto com outros amigos que agora estão na universidade, mas fui o primeiro a entrar e depois achamos um lugar (Itanhangá Golf) onde poderíamos fazer um CT. Obviamente, minha família ajudou um pouco o Guilherme a construir essa academia que é minha casa atualmente. Me sinto muito honrado de fazer parte dessa família, ver crianças cada vez mais conseguindo entrar. Estamos cada vez querendo fazer mais quadras para receber mais atletas e vê-los crescendo, ganhando torneios... É muito legal ver a academia crescer, ver meu treinador feliz, ver o sonho dele que é fazer uma academia de tênis assim. Estou muito feliz em conseguir ajudar as crianças, porque eu estou lá todo dia. É até engraçado porque vi aqui crianças que treinam comigo e me pedem autógrafo. Eu até brinquei: 'Vocês me veem todo dia e estão me pedindo autógrafo (risos)!'. É legal ver que eles se inspiram em mim
João Fonseca