Topo
Esporte

Rio de Janeiro quer NFL no Maracanã e abre as portas para receber a NBA

do UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/02/2025 17h08

O Rio de Janeiro negocia para receber um jogo da NFL, a liga de futebol americano, em 2026 e se coloca à disposição para sediar ações da a NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos.

O que aconteceu

O Rio conversa para receber um jogo da NFL no ano que vem. O vice-prefeito Eduardo Cavaliere e Guilherme Schleder, secretário de esportes, estiveram nos Estados Unidos e acompanharam o Super Bowl, que foi realizado no último dia 9.

A ideia é fazer no começo da temporada de 2026, e o estádio seria o Maracanã, que é o mais apropriado para um evento dessa magnitude. Estamos muito otimistas. Ainda faltam, obviamente, algumas conversas, mas, pela maneira com o qual eu e Eduardo Cavallari fomos recebidos pelo CEO [Roger Goodell], acho que estamos com um passo bem avançado para trazer esse evento para o Rio de Janeiro Guilherme Schleder

A NFL realizou um jogo na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, no ano passado. O prefeito Ricardo Nunes concederá uma coletiva nesta quarta-feira sobre o assunto, e a tendência é que o evento tenha novas edições na cidade.

Bandeiras de Brasil e EUA antes de jogo entre Eagles e Packers, pela NFL, na Neo Química Arena - Wagner Meier/Getty Images - Wagner Meier/Getty Images
Bandeiras de Brasil e EUA antes de jogo entre Eagles e Packers, pela NFL, na Neo Química Arena
Imagem: Wagner Meier/Getty Images

O Rio de Janeiro também abriu as portas para a NBA, principal liga de basquete do mundo. Recentemente, o prefeito Eduardo Paes respondeu a uma publicação de Giannis Antetokounmpo em uma rede social. O astro do Milwaukee Bucks sugeriu que o All Star Game seja na Cidade Maravilhosa ou em uma cidade na China. "O Rio está mais do que pronto. Será uma honra ter vocês por aqui".

O Eduardo Paes está completamente focado nessa pauta de eventos. Qualquer evento que que as pessoas coloquem um cheiro que pode acontecer no Rio de Janeiro, ele, claro, coloca a cidade à disposição. E é verdade. O Rio de Janeiro, de fato, está à disposição. Tem os equipamentos, toda a estrutura de hotel para receber. E é claro que a Prefeitura e o Prefeito vão estar empenhados para que esses eventos venham cada vez mais para o Rio Guilherme Schleder

A Cidade Maravilhosa apresentou o calendário esportivo na manhã desta terça-feira (18). Para 2025, estão previstos cerca 350 eventos e a expectativa é de que eles atraiam cerca de 690 mil participantes para a cidade e gerem receita de aproximadamente R$ 2,15 bilhões, segundo levantamento do Visit Rio. Em 2024, foram 322 eventos, que provocaram um impacto econômico de R$ 1,4 bilhão.

"O que temos buscado, desde o início, é unificar as informações do calendário esportivo do Rio de Janeiro. (...) Com o calendário organizado, todo mundo colocando os seus eventos, conseguimos que aconteçam de forma ordenada, e que tenham cada vez mais eventos na cidade. Aumentamos muito em 2024 e queremos aumentar, ao menos 20%, em 2025", disse o secretário.

Esporte