Topo
Esporte

Fonseca sacode mundo do tênis, mobiliza lendas e gera expectativa por jogos

João Fonseca ergue troféu após conquistar o ATP 250 de Buenos Aires - LUIS ROBAYO/AFP
João Fonseca ergue troféu após conquistar o ATP 250 de Buenos Aires Imagem: LUIS ROBAYO/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/02/2025 10h07

João Fonseca elevou seu status de novo fenômeno do tênis com seu primeiro título no circuito da ATP. O brasileiro de 18 anos vem sendo tratado como a próxima estrela internacional e atraindo a atenção de grandes nomes do esporte

O nome do momento

As façanhas de Fonseca estão ganhando o mundo, com ele quebrando recorde atrás de recorde a cada semana. Em seu segundo ano como profissional, o carioca se tornou o brasileiro mais jovem a se sagrar campeão de um torneio da ATP, atingiu marcas de Carlos Alcaraz e virou o número 1 do Brasil no ranking mundial, sendo o caçula do top 100, entre outros feitos.

O universo do tênis já se rendeu ao "Fonsequismo". Fãs, especialistas e astros da modalidade —aposentados e em atividade— acompanham de perto cada passo e ficam surpresos com as exibições e pelo talento do garoto. Se antes ele era desconhecido, agora já é tratado como um "must watch" ("obrigatório assistir", em tradução livre) e elogiado até por adversários.

A fase de Fonseca tem gerado grande expectativa para duelos contra tops do ranking. O britânico Andy Murray, por exemplo, não escondeu a ansiedade para ver o brasileiro enfrentar pela primeira vez Carlos Alcaraz, a última joia mundial do tênis. O espanhol de 21 anos, inclusive, parabenizou João pelo título em Buenos Aires e respondeu sobre um possível confronto: "Em breve".

Mal posso esperar pela primeira partida entre Fonseca e Alcaraz.
Andy Murray

O carioca vem sendo tratado como estrela em ascensão e também virou o "queridinho" nas redes sociais. Perfis de torneios e de entusiastas do tênis exaltam João, que faz com que as publicações bombem em engajamento. Foi assim durante a disputa do Australian Open (e continua após o fim do Grand Slam) e também na Argentina, com os posts sobre o brasileiro extrapolem a casa dos milhões de visualizações.

Fonseca mal terá tempo de descansar após o título e já pensa no próximo compromisso: seu aguardado retorno ao Rio Open. Ele estreia nesta terça (18) contra o francês Alexandre Muller (#58 do mundo), cerca de 48h depois de levantar seu primeiro troféu em Buenos Aires.

O que já falaram sobre Fonseca

Eu quero dizer que Fonseca, que ganhou o Next Gen Finals, aquele garoto é 'malvadão'. Ele vai ser um problema para muitas pessoas no circuito.
Andy Roddick, ex-número 1 do mundo

Impressionante, João. Parabéns.
Carlos Alcaraz, após título de João na Argentina

Eles [João Fonseca e Jannik Sinner, nº1 do mundo] são muito parecidos, impõem um ritmo forte e sacam muito bem. São jogadores que podem ser comparados.
Lorenzo Sonego, tenista italiano, antes de enfrentar Fonseca no Australian Open

Será no mínimo top 5, o garoto joga outra coisa.
Federico Coria, tenista argentino, antes de enfrentar Fonseca em Buenos Aires

Ele parece lidar muito bem com a pressão, bate na bola de forma única. Se eu não puder jogar esta semana, vou torcer por ele.
Lorenzo Musetti, tenista italiano, antes do Rio Open

Esporte