João Fonseca supera 'clima hostil' e vira carrasco de argentinos em 5 dias

A vitória sobre Francisco Cerundolo, na final do ATP 250 de Buenos Aires, não só consolidou João Fonseca como o brasileiro mais jovem a ganhar um torneio de ATP, como também um carrasco de argentinos. O brasileiro venceu o argentino por 2 a 0 (6-4 e 7-6).
Título em clima hostil
João Fonseca foi o "maior inimigo" dos argentinos em Buenos Aires entre 12 e 16 de fevereiro. Ao longo da campanha de cinco vitórias, ele eliminou quatro tenistas da casa.
A joia brasileira foi algoz de Tomás Etcheverry, Federico Coria, Mariano Navone e Francisco Cerundolo. Ele derrotou os adversários na primeira fase, oitavas de final, quartas de final e final.
O único adversário não-argentino durante a campanha foi Laslo Djere. O sérvio foi o oponente de João Fonseca na semifinal e também não foi páreo para o brasileiro.
Fonseca igualou uma marca de Rafael Nadal. Antes dele, o espanhol conseguiu bater quatro argentinos em Buenos Aires durante a edição de 2015 do torneio.
O clima da torcida, como esperado, não era favorável a João Fonseca. A final, inclusive, teve ares de Copa do Mundo, com torcedores argentinos vaiando o brasileiro e fazendo barulho para tentar atrapalhar a joia. Na reta final, brasileiros e argentinos discutiram e o jogo ficou parado por alguns segundos.
O título deste domingo (16) foi o primeiro de João Fonseca nos torneios da ATP. Aos 18 anos, ele se tornou o brasileiro mais jovem a conseguir o feito, superando Thiago Wild, que venceu o ATP de Santiago, em 2020, aos 19 anos.
O brasileiro volta às quadras na próxima terça-feira (18). Ele enfrentará o francês Alexandre Müller na primeira fase do Rio Open.