Topo
Esporte

Provocação a Vini? Autores dizem que bandeirão era para presidente do Real

do UOL

Do UOL, em São Paulo

12/02/2025 10h00

A torcida organizada 1894, do Manchester City, explicou que o bandeirão estendido no jogo contra o Real Madrid tinha como alvo o presidente merengue Florentino Pérez, e não Vinicius Jr. Os espanhóis venceram a partida no Etihad Stadium, pela ida dos playoffs da Liga dos Campeões, por 3 a 2.

O que aconteceu

Os torcedores acusaram Florentino de "instigar uma campanha de difamação contra Rodri e o boicote à cerimônia da Bola de Ouro". Nenhum representante do Real Madrid compareceu à premiação da revista France Football após saberem que Vinicius Jr não seria o ganhador.

O bandeirão seria uma "resposta" à postura do mandatário do time merengue. "Era necessário fazer alguma coisa, independentemente do resultado do jogo", disse a 1894, em postagem no X, antigo Twitter.

Ninguém percebeu que a pessoa a quem a faixa se dirigia sequer estava em campo? Florentino Pérez. Foi ele quem instigou uma campanha de difamação contra Rodri e o boicote dos jogadores à cerimônia [de premiação da Bola de Ouro]. Era necessário fazer alguma coisa, independentemente do resultado do jogo. 1894, torcida organizada do Manchester City, no X

A bandeira tinha uma foto do meio-campista beijando o prêmio de melhor do mundo ao lado da frase "Stop crying your heart out" ("Pare de chorar com todo o seu coração", em livre tradução do inglês). A frase também intitula uma das principais músicas da banda inglesa Oasis.

Presente no estádio, Rodri aprovou o bandeirão. O meio-campista, que se recupera de uma cirurgia no joelho, foi flagrado tirando fotos da bandeira. Ele ainda soltou um "muito bem" ao ser questionado sobre o episódio pelo programa espanhol "El Chiringuito"

Outras provocações

Manchester City compartilhou uma foto de Vinicius Jr passando ao lado de uma imagem de Rodri beijando a Bola de Ouro. A publicação foi apagada minutos depois.

Já os torcedores presentes no Etihad Stadium distribuíram vaias ao brasileiro. Os assovios aconteciam sempre que o camisa 7 merengue tocava na bola.

Vini devolveu as provocações mostrando o escudo da Champions na camisa do Real — com o 15 títulos conquistados — e acabou eleito craque do jogo. O atacante participou de dois dos três gols merengues

Nunca tive medo de nenhuma torcida, nunca tive medo de nada que acontecesse dentro de campo. A cada coisa que a torcida adversária faz, eu fico mais emocionado, com mais vontade de fazer gol e uma grande partida. Vinicius Jr, para a TNT Sports

O que presidente do Real já falou sobre a Bola de Ouro?

Florentino Pérez cobrou uma premiação "independente" e elogiou Rodri. Ele discursou durante assembleia do clube espanhol, em novembro do ano passado.

Rodri tem todo o nosso carinho e merecia uma [Bola de Ouro]. Que fique claro. Mas não este. Deveria ter sido para um jogador do Real Madrid, independentemente do critério que fosse aplicado. O clamor era por Vinicius, mas poderia ter sido para nosso capitão, Carvajal, ou até mesmo Bellingham. É muito difícil explicar. Mas há certas coisas surpreendentes.

Deveríamos perguntar à organização quais são os critérios, mas é evidente que eles podem fazer o que quiserem. Perguntaria à France Football e ao L'Équipe [responsáveis pela Bola de Ouro] se faz muito sentido se juntar à UEFA exatamente agora. A Bola de Ouro deve ser um troféu independente e onde pessoas reconhecidas votem.

O mandatário ainda elogiou seu camisa 7: "Estamos orgulhosos de um jogador como Vinicius. Para nós, e para a maior parte dos aficionados ao futebol, o melhor jogador do mundo. Querido Vini, quero que você saiba que o madridismo está orgulhoso de você, de tudo o que você teve que suportar em muitos momentos, de maneira injusta. Tudo isso te fez ser o jogador que você é".

Esporte