City sofre contra time da 3ª, mas avança na FA Cup na estreia de Vitor Reis

O Manchester City sofreu, mas venceu o Leyton Orient, da terceira divisão do futebol inglês, de virada por 2 a 1, neste sábado (8), fora de casa, e avançou para a quinta fase da Copa da Inglaterra.
Os Citizens saíram atrás após um chutaço do meio-campo de Donley, na etapa inicial. O time de Guardiola conseguiu a virada no segundo tempo com dois jogadores que saíram do banco: Khusanov e De Bruyne.
Pep Guardiola mandou a campo um time misto pensando no decisivo duelo de terça-feira (11), às 17h (de Brasília), contra o Real Madrid, pelos playoffs da Liga dos Campeões, no Etihad Stadium.
Em crise, o City voltou a sofrer mesmo diante de um time da terceira divisão. Goleado por 5 a 1 pelo Arsenal no domingo passado, os Citizens precisaram tirar suas estrelas do banco para evitar mais um vexame na temporada.
Ex-Palmeiras, Vitor Reis fez a sua estreia com a camisa do Manchester City. Ele começou como titular, teve trabalho diante do ataque do Leyton e foi substituído no intervalo, assim como Rúben Dias, seu companheiro de zaga. Savinho foi outro brasileiro titular, mas não participou dos gols.
Como foi o jogo
O Leyton começou o jogo dando bastante trabalho à defesa do City com longos lançamentos, alguns nas costas de Vitor Reis. Em um deles, o time da casa quase fez 1 a 0 com finalização de Kelman na grande área, mas Ortega fez a defesa. No lance seguinte, porém, o Leyton abriu o placar com um gol de placa, com Donley percebendo o goleiro adiantado e finalizando do meio-campo; a bola bateu no travessão, nas costas de Ortega e foi para o gol. Para piorar a situação, o City ainda perdeu o estreante Nico González machucado. Mas com Bernardo Silva em seu lugar, os Citizens passaram a pressionar. Só faltava colocar a bola na rede.
O City então precisou contar com a sorte para enfim empatar o jogo, já no segundo tempo. Rico Lewis finalizou de fora da área, a bola bateu em Khusanov no meio do caminho e enganou Josh Keeley. Faltava mais um gol para evitar a prorrogação, mas ele não vinha. Guardiola, então, tirou seus principais jogadores do banco e promoveu as entradas de De Bruyne e Foden. E foi o belga quem conseguiu o gol da classificação após grande assistência de Grealish.
Gols e lances importantes
PERDEU! Aos 9min de jogo, Savinho recebeu lançamento espetacular de Nico González pelo lado direito da área e ajeitou para o meio ao invés de chegar batendo. Na segunda trave, Gundogan passou um pouco da linha da bola, finalizou muito mal e mandou para fora.
ORTEGA! Brown fez lançamento do meio-campo, Kelman recebeu nas costas de Vitor Reis, deixou o jovem brasileiro para trás em velocidade e adiantou a bola dentro da área. O atacante finalizou com pouco ângulo e Ortega fechou bem o espaço para fazer boa defesa.
1 x 0 (LEYTON). Nico González recebeu de Rúben Dias no meio-campo, foi pressionado e perdeu para Perkins. Donley pegou a sobra, percebeu o goleiro adiantado e chutou bonito do meio-campo. A bola encobriu Ortega, tocou no travessão e bateu em Ortega antes de entrar, aos 16min.
EM CIMA DA LINHA! Grealish cruzou da esquerda, Bernardo Silva recebeu completamente livre na segunda trave e chutou de primeira. A bola passou por Keeley, mas Donley salvou em cima da linha e evitou o gol de empate, aos 37.
KEELEY SENSACIONAL! Savinho cruzou de três dedos do bico direito, Marmoush esticou a perna e finalizou completamente livre na pequena área. Keeley reagiu a tempo e fez uma defesaça com a perna esquerda, já aos 48 da etapa inicial.
1 x 1 (KHUSANOV). Após cobrança curta de escanteio, Lewis recebeu pela faixa central da intermediária e bateu firme. A bola desviou em Khusanov no meio do caminho, enganou Keeley e entrou no cantinho direito, aos 12min.
2 x 1 (DE BRUYNE). Grealish percebeu a movimentação de De Bruyne e acertou ótimo lançamento para o lado esquerdo da área. O belga se esticou todo, finalizou de pé direito na saída de Keeley e mandou para o fundo do gol, aos 33min.
FICHA TÉCNICA
Leyton Orient 1 x 2 Manchester City
Data: 8 de fevereiro de 2025 (sábado)
Horário: 9h15 (de Brasília)
Local: Gaughan Group Stadium, em Leyton (ING)
Árbitro: Darren Bond
Cartões amarelos: McAtee (City); Coopere e Obiero (Leyton)
Gol: Ortega (contra), aos 16min do primeiro tempo; Khusanov, aos 12min do segundo tempo
Leyton Orient: Keeley; James, Simpson, Happe e Currie; Galbraith (Obiero) e Brown (Ball); Perkins (Cooper), Donley (Agyei) e Jaiyesimi (Pratley); Kelman. Técnico: Richie Wellens
Manchester City: Ortega; Lewis, Vitor Reis (Stones), Rúben Dias (Khusanov) e O'Reilly (De Bruyne); Nico González (Bernardo Silva), Gundogan e McAtee (Foden); Savinho, Grealish e Marmoush. Técnico: Pep Guardiola