Mercado: saída no Palmeiras, irritação no Santos e Romarinho de time novo
A temporada começou, e agora os times se mexem no mercado da bola para montar seus elencos. A quinta-feira (6) teve especulações e confirmações envolvendo alguns dos principais clubes do país.
Veja destaques
Fim do ciclo. O Palmeiras acertou a saída do meio-campista Atuesta para o Orlando City, dos EUA. O meio-campista de 27 anos deve rescindir seu contrato com o Verdão nos próximos dias. Na negociação, Atuesta abriu mão de boa parte do valor a que teria direito e o clube manteve um percentual dos seus direitos econômicos. Ele foi comprado junto ao Los Angeles FC, em 2022, por 3,9 milhões de dólares. O atleta, inclusive, estava emprestado para a equipe norte-americana até o fim do último ano.
Firmino no Brasil? Não por enquanto. Especulado no Palmeiras e Flamengo, o brasileiro Roberto Firmino cumprirá, pelo menos neste momento, seu contrato com o Al-Ahli, da Arábia Saudita. O atacante de 33 anos recebeu sondagens de clubes brasileiros e de outras ligas do exterior nas últimas semanas, mas os colunistas André Hernan e Felipe Silva apuraram que a saída do jogador do futebol árabe nesta janela de transferências está descartada.
Peixe irritado. O Santos se irritou com o Benfica durante a negociação pelo meia-atacante argentino Benjamín Rollheiser. O Peixe entende que o time português faz leilão e já começa a buscar alternativas no mercado. O valor pedido pelos europeus já foi alcançado, mas a proposta não foi respondida. O clube da Vila Belmiro tem pressa e procura outras opções — uma delas é o uruguaio Santiago Rodríguez, do New York City, da MLS.
Tem reforço na Vila. O Santos anunciou a contratação do meia-atacante Álvaro Barreal. Ele chega por empréstimo até o fim do ano junto ao FC Cinccinati, da MLS, com opção de compra fixada em contrato. O anúncio demorou por causa da cautela do Peixe em relação às condições físicas do jogador argentino.
Romarinho de time novo. Livre no mercado da bola, depois de ter rescindido contrato com o Neom SC, da segunda divisão da Arábia Saudita, Romarinho acertou nas últimas horas com o Al-Rayyan, do Qatar, hoje comandado pelo português Artur Jorge, ex-Botafogo. O contrato será até o fim da temporada local, em junho, com opção de renovação. O experiente atacante chegou a ter algumas sondagens do Brasil, mas optou por regressar ao futebol qatari, onde defendeu o Jaish SC, entre 2014 e 2017, e teve na semana passada uma consulta oficial do Al-Sadd. Ele chegará para a vaga que seria de Rony, do Palmeiras, cujo negócio caiu por conta do fechamento da janela de transferências local.
Vem aí? O Botafogo fez uma proposta para tentar a contratação do meio-campista uruguaio Santiago Rodríguez, do New York City, dos EUA. A oferta de compra foi enviada nos últimos dias ao clube da MLS, e o Glorioso aguarda uma resposta. Os valores do negócio não foram revelados. A informação foi divulgada inicialmente pelo 'Canal do TF' e confirmada pelo UOL.
Reforço no Fla. O Flamengo segue no processo de adaptar o departamento de futebol ao que pensa José Boto e teve mais uma mudança. O clube contratou o ucraniano Andrii Fedchenkov para ser o chefe de scouting. Ele estava no Cardiff City desde dezembro de 2023, entrou em acordo com o Fla e chega ao Rio para assinar o contrato como head de scouting.