Botafogo enfrenta Nova Iguaçu para retomar o caminho das vitórias no Carioca
Para retomar o caminho das vitórias após perder a decisão da Supercopa Rei, o Botafogo volta a campo pelo Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira terá pela frente o Nova Iguaçu, no estádio Moça Bonita, às 21h45, pela oitava rodada da Taça Guanabara.
Na sua última participação pelo Carioca, o Botafogo, em sexto lugar, com nove pontos, jogou bem e venceu o Fluminense por 2 a 1, enquanto o Nova Iguaçu, terceiro colocado com 12 pontos, bateu a Portuguesa por 1 a 0.
O objetivo é deixar para trás a derrota por 3 a 1 pra o Flamengo na primeira decisão da temporada. A principal novidade é o retorno de Bastos. O zagueiro estava passando por um processo de recondicionamento físico após uma lesão na parte posterior da coxa esquerda.
Com a presença do angolano ao lado de Alexander Barboza, o sistema defensivo voltará a ter a dupla que se destacou no ano passado. Ele entra no lugar de Lucas Halter que já se despediu dos companheiros e acertou com o Vitória.
Sem acertar com um técnico desde a saída de Artur Jorge, o time continua sendo treinado de forma interina por Carlos Leiria. Ele comentou sobre a situação do defensor e pregou cautela. "Bastos vem de um período curto de treinamento e nós precisamos pensar ao longo da temporada. Queremos colocar ele nas melhores condições."
Destaque da equipe alternativa que iniciou o Estadual, o atacante Rafael Lobato pode receber uma nova oportunidade. Apesar de atuar especialmente no lado direito, tem chances de ser uma 'aposta' no lugar de Matheus Martins, que joga pela esquerda e não teve boa atuação no Mangueirão. Os dois disputam uma vaga no setor ofensivo para formar um trio com Artur e Igor Jesus.
Atual vice-campeão Carioca, o Nova Iguaçu quer se manter na zona de classificação para a próxima fase e visa fazer um duelo de igual para igual com o campeão brasileiro e sul-americano. Ciente do bom momento, o técnico Carlos Vitor deve usar a mesma base que entrou em campo nas rodadas anteriores, com mudanças pontuais.
As principais dúvidas estão no setor defensivo. Titular contra a Portuguesa, o lateral-direito Yan Silva disputa posição com Guilherme, que já esteve entre os titulares em outras rodadas da competição. Além deles os zagueiros Renan e Sidney disputam uma vaga para atuar ao lado de Gabriel Pinheiro.
Remanescente do time que surpreendeu no ano passado, o meia Lucas Cruz é um dos destaques. No setor ofensivo, o atacante Victor Rangel, que teve uma breve passagem pelo Botafogo em 2019, é a grande referência do clube da Baixada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X NOVA IGUAÇU
BOTAFOGO - John; Mateo Ponte (Vitinho), Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Igor Jesus e Matheus Martins (Rafael Lobato). Técnico: Carlos Leiria (Interino)
NOVA IGUAÇU - Lucas Maticoli; Yan Silva (Guilherme), Gabriel Pinheiro, Renan e Ramon Pereira; Fernandinho, Igor Guilherme e Lucas Cruz; Kennyd, Andrey Dias e Victor Rangel. Técnico: Carlos Vitor
ÁRBITRO - Carlos Tadeu Ferreira de Castro (RJ).
HORÁRIO - 21h45.
LOCAL - Estádio de Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ).