Atlético-MG e Botafogo fazem sexta final da Libertadores entre times brasileiros
Atlético-MG e Botafogo fazem neste sábado a sexta final da Libertadores entre times brasileiros. As equipes se enfrentam no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, a partir das 17h (de Brasília).
A primeira decisão entre equipes brasileiras ocorreu em 2005, quando São Paulo e Athletico-PR decidiram a decisão. Após empate na ida, o Tricolor Paulista goleou o Furacão por 4 a 0 na volta e se sagrou tricampeão.
A segunda final aconteceu logo no ano seguinte, em 2006. O São Paulo chegou à decisão novamente, dessa vez contra o Internacional, que levou a melhor. O Colorado venceu o jogo de ida por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 na volta para ficar com a taça, a primeira de sua história.
Após isso, a competição continental passou por um período de 14 anos sem finais entre equipes brasileiras. Até que, em 2020/21, Palmeiras e Santos chegaram à final e fizeram a terceira decisão entre clubes do Brasil. E quem seu deu melhor foi o Verdão, que derrotou o Peixe por 1 a 0 e foi bicampeão da Libertadores.
As decisões de 2021 e 2022 também foram travadas por clubes brasileiros. Em 2021, o Palmeiras foi campeão da América novamente, ao bater o Flamengo na final, por 2 a 1.
Em 2022, o Flamengo teve a oportunidade de voltar à final. A equipe carioca enfrentou o Athletico-PR, que deu azar contra mais um brasileiro. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e conquistou a Libertadores pela terceira vez.
A única final de Libertadores entre clubes do mesmo país que não foi protagonizada pelo Brasil ocorreu em 2018. Naquela edição, os rivas argentinos Boca Juniors e River Plate fizeram a final.
Atlético-MG e Botafogo fazem uma final inédita na história da Libertadores. O Galo busca se tornar bicampeão do torneio, enquanto o Glorioso deseja conquistar a América pela primeira vez.