Quem é o finlandês que 'esqueceu' Vinicius Jr em lista da Bola de Ouro
O jornalista finlandês Juha Kanerva deixou Vinicius Jr fora do top 10 de sua lista da Bola de Ouro, premiação organizada pela revista France Football que elege o melhor jogador do mundo em uma temporada.
O que aconteceu
Kanerva tem 59 anos e trabalha no jornal finlandês Ilta-Sanomat, um dos mais tradicionais do país. O tabloide foi fundado em 1932.
O jornalista conquistou o prêmio de "livro esportivo do ano" em 2007 e 2012. Ele venceu pela primeira vez com "Caro futebol" (em livre tradução do finlandês) e, cinco anos mais tarde, com "O Nascimento do Esporte".
Juha Kanerva foi indicado a "jornalista esportivo do ano" em 2015. O jornalista também tem passagem pela televisão finlandesa, com participação no programa matutino Jalkihiki.
O finlandês se desculpou por deixar Vini Jr fora da lista do Bola de Ouro e afirmou que deixará júri da premiação. Os representantes de El Salvador (voto de Bruno Porzio) e Namíbia (voto de Sheefeni Nikodemus) também deixaram o brasileiro do Real Madrid fora da lista.
Veja o top-10 de Juha Kanerva
- Rodri (Manchester City)
- Haaland (Manchester City)
- Bellingham (Real Madrid)
- Kroos (Real Madrid)
- Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Rice (Arsenal)
- Yamal (Barcelona)
- Saliba (Arsenal)
- Lookman (Atalanta)
- Carvajal (Real Madrid)
A votação da Bola de Ouro
Ao todo, 99 jornalistas participaram da votação para eleger o melhor do mundo. O representante da Síria não participou.
De acordo com o regulamento, os cem primeiros países do ranking da Fifa tinham um representante. Cada profissional listava dez nomes em ordem de preferência, e os jogadores receberam pontuações de acordo com a posição.
Cada voto de melhor jogador do mundo valia 15 pontos, e o segundo lugar das listas valia 12 pontos. Do terceiro ao décimo lugar, eram distribuídos 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente.
Rodri levou o prêmio por ter 41 pontos a mais do que Vinicius Jr. O atacante do Real Madrid foi o segundo colocado e não compareceu à premiação como forma de protesto.