Topo
Esporte

Quem é o finlandês que 'esqueceu' Vinicius Jr em lista da Bola de Ouro

Juha Kanerva, jornalista finlandês, deixou Vini Jr fora do top-10 da Bola de Ouro - Montagem reprodução/X/KanervaJP e Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Juha Kanerva, jornalista finlandês, deixou Vini Jr fora do top-10 da Bola de Ouro Imagem: Montagem reprodução/X/KanervaJP e Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

11/11/2024 15h31

O jornalista finlandês Juha Kanerva deixou Vinicius Jr fora do top 10 de sua lista da Bola de Ouro, premiação organizada pela revista France Football que elege o melhor jogador do mundo em uma temporada.

O que aconteceu

Kanerva tem 59 anos e trabalha no jornal finlandês Ilta-Sanomat, um dos mais tradicionais do país. O tabloide foi fundado em 1932.

O jornalista conquistou o prêmio de "livro esportivo do ano" em 2007 e 2012. Ele venceu pela primeira vez com "Caro futebol" (em livre tradução do finlandês) e, cinco anos mais tarde, com "O Nascimento do Esporte".

Juha Kanerva foi indicado a "jornalista esportivo do ano" em 2015. O jornalista também tem passagem pela televisão finlandesa, com participação no programa matutino Jalkihiki.

O finlandês se desculpou por deixar Vini Jr fora da lista do Bola de Ouro e afirmou que deixará júri da premiação. Os representantes de El Salvador (voto de Bruno Porzio) e Namíbia (voto de Sheefeni Nikodemus) também deixaram o brasileiro do Real Madrid fora da lista.

Veja o top-10 de Juha Kanerva

  1. Rodri (Manchester City)
  2. Haaland (Manchester City)
  3. Bellingham (Real Madrid)
  4. Kroos (Real Madrid)
  5. Wirtz (Bayer Leverkusen)
  6. Rice (Arsenal)
  7. Yamal (Barcelona)
  8. Saliba (Arsenal)
  9. Lookman (Atalanta)
  10. Carvajal (Real Madrid)

A votação da Bola de Ouro

Ao todo, 99 jornalistas participaram da votação para eleger o melhor do mundo. O representante da Síria não participou.

De acordo com o regulamento, os cem primeiros países do ranking da Fifa tinham um representante. Cada profissional listava dez nomes em ordem de preferência, e os jogadores receberam pontuações de acordo com a posição.

Cada voto de melhor jogador do mundo valia 15 pontos, e o segundo lugar das listas valia 12 pontos. Do terceiro ao décimo lugar, eram distribuídos 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente.

Rodri levou o prêmio por ter 41 pontos a mais do que Vinicius Jr. O atacante do Real Madrid foi o segundo colocado e não compareceu à premiação como forma de protesto.

Esporte