Governo de São Paulo renomeia estação Jabaquara em homenagem ao Comitê Paralímpico Brasileiro
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, assinou o decreto que altera o nome da estação Jabaquara, da Linha 1-Azul do metrô, para Jabaquara - Comitê Paralímpico Brasileiro. A mudança foi uma forma que o governo paulista encontrou para homenagear o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e os atletas que representaram o país nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Outros dirigentes que estiveram presentes no evento de homenagem foram o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente do CPB, Mizael Conrado.
O Brasil levou para a capital francesa sua maior missão para a edição do evento na capital francesa e conquistou sua melhor campanha na história, terminando em quinto lugar no quadro geral de medalhas. Ao todo, foram 89 pódios.
Entre os atletas da delegação que representaram o Brasil em Paris, estiveram presentes os esportistas do Time São Paulo - iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). Eles conquistaram 35 medalhas nos Jogos Paralímpicos (10 ouros, 10 pratas e 15 bronzes).
"A chegada do nome do Comitê Paralímpico Brasileiro a uma das principais estações de metrô de São Paulo, vizinha à casa do esporte paralímpico brasileiro, é uma iniciativa fundamental para dar ainda mais visibilidade ao Movimento Paralímpico. A partir desta mudança, muitas pessoas passarão a conhecer um dos melhores e maiores centros de treinamento para atletas com deficiência do mundo, que orgulha nosso estado e traz grandes resultados para o Brasil, como pudemos comprovar durante os Jogos Paralímpicos de Paris", afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB.
O mandatário completou: "A partir da estação Jabaquara - Comitê Paralímpico Brasileiro, mais pessoas virão às competições realizadas ao longo de todo o ano no Centro de Treinamento Paralímpico e se tornarão aliadas da nossa causa, que é a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte".
A renomeação da estação Jabaquara é um reconhecimento da parceria entre o CPB e Governo de São Paulo na gestão do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), equipamento da SEDPcD. Recentemente, o contrato de gestão foi prorrogado por mais 35 anos.
"Investir no esporte paralímpico é transformar vidas, proporcionar autonomia e criar oportunidades que vão além das competições. O esporte tem o poder de mudar histórias. O desempenho do Time SP nas Paralimpíadas é um exemplo disso. A renomeação da estação Jabaquara, além da proximidade com nosso Centro de Treinamento, só reforça o trabalho excepcional que o CPB tem realizado em todos esses anos de parceria", disse Marcos da Costa, secretário da SEDPcD.
Com a oficialização do novo nome, o Metrô iniciou o processo de atualização da comunicação visual da estação, que inclui placas, mapas e avisos sonoros nas estações e nos trens. Cerca de 14 mil peças serão alteradas ao longo da rede, com as primeiras 20 já instaladas na estação Jabaquara, incluindo os totens de entrada. A substituição do nome também ocorrerá gradualmente em todas as menções à estação nas linhas do metrô.
"O novo nome da estação Jabaquara em homenagem aos nossos valorosos atletas paralímpicos brasileiros é motivo de orgulho para nós. A mudança evidencia o esporte como uma ferramenta de inclusão, ao mesmo tempo em que facilita o acesso dos atletas e de toda a comunidade ao Centro de Treinamento Paralímpico", destacou o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.