Topo
Esporte

Fator Vila Belmiro vira trunfo do Santos por acesso na reta final da Série B

Técnico Fabio Carille durante jogo entre Santos e Coritiba na Vila Belmiro - Reinaldo Campos/AGIF
Técnico Fabio Carille durante jogo entre Santos e Coritiba na Vila Belmiro Imagem: Reinaldo Campos/AGIF

17/09/2024 05h00

A Série B do Campeonato Brasileiro está chegando à reta final. Com 12 rodadas restantes para o fim da competição, o Santos, atual segundo colocado, começa a fazer as contas para enfim assegurar o acesso à Primeira Divisão.

O time, comandado por Fábio Carille, não está longe de confirmar o retorno à elite do futebol nacional. Para cumprir o objetivo, basta que o Peixe vença seis das próximas 12 partidas.

A Vila Belmiro, portanto, rebatizada de Vila Viva Sorte, pode ser uma peça fundamental nesta equação. Isso porque o Santos tem mais seis compromissos como mandante na Série B. Ou seja, se vencer todos eles, garante o acesso para a Série A.

As últimas edições do torneio mostram que a "nota de corte" para subir é 63 pontos. O Santos, no momento, soma 46 pontos. Caso vença mais seis partidas, chega a 64.

O técnico Fábio Carille abordou o tema na última entrevista coletiva, após a vitória sobre o América-MG. Ele evita se antecipar sobre o acesso, mas pede apoio da torcida para atingir, o quanto antes, a pontuação mínima para assegurar o retorno à Primeira Divisão.

"A Vila Belmiro tem que ser esse caldeirão a nosso favor. Tem muita gente que não gosta de mim, não gosta daquele jogador ou de outro, do presidente Marcelo. Mas agora não é hora disso. Sei que teve um movimento aí, hoje teve um apoio melhor desde a nossa chegada ao estádio. Sei que o Santos vem sofrendo nos últimos anos, entendo a indignação e tem que ter mesmo. Mas, vem com a gente. São mais seis jogos que temos dentro de casa, nossa torcida também comparece fora. Hoje teve um ambiente legal. Lá no final do ano, se eu vou ficar ou se não vou, agora não é hora disso. Agora é hora de se fechar. Não é uma briga só nossa aqui", afirmou o treinador.

"Já vim muitas vezes aqui na Vila como atleta, técnico e auxiliar. Sei que é muito difícil jogar aqui quando a atmosfera está a favor do Santos. Agora é comprar essa briga com a gente aqui, reta final. São 12 jogos. Com seis vitórias, chegando a 64 pontos, estamos garantidos. Se chegar a 64 pontos o quanto antes, aí pensamos em título. Tem muita coisa, não vamos olhar só os jogos em casa, não. Temos time, já mostramos isso", acrescentou.

O Peixe, atualmente, ocupa a segunda colocação da Segunda Divisão. O time alvinegro está um ponto abaixo do líder Novorizontino.

Caso o time mantenha seu aproveitamento como mandante no torneio, é bem possível que conquiste o acesso para a Série A de maneira antecipada. A equipe venceu oito das 13 partidas diante de seus torcedores, além de três empates e duas derrotas. Um dos reveses, aliás, ocorreu em Londrina.

O próximo compromisso da equipe de Fábio Carille está agendado para esta quinta-feira. O Santos visita o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, às 21h30 (de Brasília), pela 27ª rodada da Série B.

Esporte