F1: Oscar Piastri segura Leclerc em corrida emocionante e vence em Baku
O australiano Oscar Piastri, da McLaren, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 neste domingo (15). Depois de largar na segunda posição, ele fez uma grande ultrapassagem sobre Charles Leclerc (Ferrari) para subir ao lugar mais alto do pódio.
O que aconteceu
Leclerc, que largou na pole position, terminou na segunda colocação. George Russell, da Mercedes, completou o pódio.
Primeiros colocados no Mundial de Pilotos, Max Verstappen, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren, terminaram na quinta e na quarta posições, respectivamente. O piloto britânico, teve motivos para comemorar, já que largou em 16º e fez grande corrida de recuperação.
Verstappen lidera o campeonato com 313 pontos, seguido por Norris (254), Leclerc (235) e Piastri (222). A McLaren lidera o Mundial de Construtores, à frente da Red Bull.
Esta foi a segunda vitória da carreira de Oscar Piastri, que também levou o GP da Hungria nesta temporada. Curiosamente, o triunfo vem na semana em que a McLaren admitiu que daria prioridade a Lando Norris na temporada.
A Fórmula 1 volta no domingo que vem (22). A próxima corrida é o GP de Singapura, no Circuito Urbano de Marina Bay, às 9h (de Brasília).
Como foi a corrida
A largada foi boa para Charles Leclerc, que abriu vantagem de quase um segundo sobre Oscar Piastri ao fim da primeira volta. Na briga pelas primeiras posições, as Red Bull foram bem: Sergio Perez tomou a terceira posição de Carlos Sainz, da Ferrari, e Verstappen ficou com a quinta colocação, que estava com George Russell, da Mercedes.
O destaque da largada, no entanto, foi Lando Norris, da McLaren. Largando da 16ª posição, após um erro na classificação, o piloto britânico terminou a primeira volta no 12º lugar. Escalando rapidamente as posições, ele já era o oitavo colocado na volta 12.
Também no início da prova, os carros de Lance Stroll, da Aston Martin, e de Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, se tocaram. Pior para o piloto japonês, que teve que ir para os boxes, mas, sofrendo com um problema no assoalho, não conseguiu permanecer na pista depois da volta 15. Mais tarde, na volta 46, Lance Stroll também teve que abandonar.
A primeira rodada de paradas foi boa para Oscar Piastri, que conseguiu se aproximar de Leclerc. Na volta 20, depois de pulverizar a vantagem em relação ao monegasco, o piloto da McLaren assumiu a liderança com uma linda manobra.
Depois de ultrapassar Leclerc, Piastri não conseguiu abrir vantagem sobre o piloto da Ferrari, e ainda viu Sergio Perez se aproximar. Na volta 35, a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado era de pouco mais de 1s500.
Lando Norris fez a estratégia de apenas uma parada, e chegou a ocupar o quarto lugar enquanto esteve na pista. Depois, não conseguiu mais ultrapassagens e até perdeu posições - para Perez e Sainz. Ele parou apenas na volta 38, e retornou na sétima posição, imediatamente atrás de Max Verstappen. O britânico ainda conseguiu ultrapassar o holandês no fim da corrida.
A briga pela liderança foi a mais emocionante da corrida até o fim. Em vários momentos, Charles Leclerc se aproximou muito e tentou a ultrapassagem, mas Oscar Piastri segurou bem a liderança para garantir o triunfo.
Na penúltima volta, Carlos Sainz e Sergio Perez brigavam pelo terceiro lugar e se chocaram. Em um episódio que quase envolveu Charles Leclerc, espanhol e mexicano abandonaram a prova e a corrida foi encerrada com safety car virtual. George Russell herdou o pódio, e Lando Norris conseguiu um ótimo quarto lugar, seguido por Verstappen.
Classificação do Mundial de Pilotos
Max Verstappen segue como líder disparado. Ele chegou a 313 pontos, enquanto Lando Norris, segundo colocado, agora tem 254. Charles Leclerc, da Ferrari, chegou a 235 pontos e é o terceiro, seguido agora por Oscar Piastri, que chegou a 222.
Com os resultados, a McLaren assumiu a liderança do Mundial de Construtores. A montadora britânica tem 476 pontos, contra 456 da Red Bull.
Veja a classificação do GP do Azerbaijão
- Oscar Piastri (McLaren) - 1h32m58s007
- Charles Leclerc (Ferrari) - +10s910
- George Russell (Mercedes) - +31s328
- Lando Norris (McLaren) - +36s143 (melhor volta)
- Max Verstappen (Red Bull) - +77s098
- Fernando Alonso (Aston Martin) - +85s468
- Alexander Albon (Williams) - +87s396
- Franco Colapinto (Williams) - +89s541
- Lewis Hamilton (Mercedes) - +92s401
- Oliver Bearman (Haas) - +93s127
- Nico Hulkenberg (Haas) - +93s465
- Pierre Gasly (Alpine) - +117s189
- Daniel Ricciardo (Racing Bulls) - +146s907
- Guanyu Zhou (Sauber) - +148s841
- Esteban Ocon (Alpine) - +1 volta
- Valteri Bottas (Sauber) - +1 volta
- Sergio Pérez (Red Bull) - não completou
- Carlos Sainz (Ferrari) - não completou
- Lance Stroll (Aston Martin) - não completou
- Yuki Tsunoda (Racing Bulls) - não completou
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.