Topo
Esporte

Com Gabriel Falcão e Nauana Silva, judô do Brasil conquista prata e bronze no Grand Prix de Zagreb

14/09/2024 18h44

O judô do Brasil conquistou neste sábado suas primeira medalhas no Grand Prix de Zagreb. O judoca de 21 anos Gabriel Falcão recebeu medalha de prata nos 81kg no masculino. No feminino, Nauana Silva, também de 21 anos, faturou o bronze na categoria até 63kg.

Na estreia, Falcão venceu por waza-ari Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte. Depois, nas oitavas de final, o brasileiro passou pelo georgiano Kote Kapanadze nas punições. Nas quartas de final, novamente por waza-ari, ele derrotou o francês Tom Libert.

Para chegar à decisão, Gabriel também despachou o tcheco Adam Kopecky. O duelo foi equilibrado, mas o brasileiro forçou duas punições, desgastou fisicamente o adversário e finalizou com um waza-ari no golden score para se classificar à final.

Gabriel, no entanto, não conseguiu superar Victor Sterpu, da Moldávia, na final e ficou com a medalha de prata. O brasileiro começou atrás do placar, se recuperou na luta, mas, a 15 segundos do fim, caiu no contragolpe de Sterpu e sofreu novo waza-ari. A medalha foi a primeira de Falcão no Circuito Mundial IJF.

Nauana Silva conquista medalha de bronze

Nauana estreou com vitória nas punições sobre Dilbara Salkarbek Kizi, da Sérvia. No entanto, a brasileira foi superada pela japonesa Kiri Yamaguchi, nas punições, nas quartas de final.

Na repescagem, a judoca brasileira se recuperou na chave, bateu Gaetane Debert, da França, nas punições, e se classificou à disputa por uma das medalhas de bronze do meio-médio feminino.

No duelo pelo bronze, Nauana superou a holandesa Geke Van Den Berg. Logo no primeiro minuto, a brasileira anotou um waza-ari. Posteriormente, ela só precisou administrar a vantagem até o fim do cronômetro para conquistar sua primeira medalha em Grand Prix.

Outros resultados do judô brasileiro neste sábado no Grand Prix de Zagreb

  • Kaillany Cardoso (-70kg) - 5º lugar
  • Vinícius Ardina (73kg) - eliminado nas oitavas de final
  • Michael Marcelino (73kg) - eliminado na primeira rodada

Esporte