Topo
Esporte

Diretora da FPF exalta 'boom' do futebol feminino: 'Não somos mais reféns'

do UOL

Colaboração para o UOL, em Aracaju

09/09/2024 16h19

Em entrevista ao Joga Junto, a diretora de futebol feminino da Federação Paulista, Ana Lorena, exaltou o crescimento da modalidade a partir do desenvolvimento das categorias de base.

Ana Lorena destacou que três titulares da seleção feminina que ganhou medalha de prata nos Jogos de Paris disputaram o primeiro Campeonato Paulista sub-17. A dirigente da FPF afirmou que o fortalecimento da base faz com que as atletas cheguem mais prontas no profissional, e a seleção não dependa de poucos nomes.

'Campeonatos de base estão surtindo efeito': "O departamento de futebol feminino existe desde 2016 e vem olhando pro desenvolvimento da modalidade. Vem patrocínio da Petrobras, vem outros parceiros grandes, porque a gente olha o desenvolvimento como um todo, a gente não está pensando só no alto rendimento, só no Paulistão, no Brasileiro, a gente está pensando na base, em como essas meninas vão chegar. Por exemplo, a gente teve agora três meninas titulares na última final olímpica que participaram do primeiro Paulista sub-17 aqui, em 2017. Isso é o mais legal: a gente perceber que esses campeonatos de base que estamos fazendo estão surtindo efeito, principalmente na seleção, no alto rendimento, que é o nosso principal. Acho que esse é o principal que eu posso falar da Federação, a gente pensar nesse todo, no desenvolvimento, na capacitação, até o alto rendimento".

'Base cresceu, não somos mais reféns de atletas': "Com essa base, a gente não é mais refém de atletas. A gente viu no último Mundial sub-20, que ficamos em terceiro lugar, muitas meninas que já participaram de categorias de base. Com essas meninas que estão vindo, a gente pode dizer que estamos numa reformulação. No Mundial da sub-20, a gente teve três vitórias que foram fantásticas, uma grande campanha da Rosana com muitas meninas que saíram de campeonatos de base. São meninas que conseguem enfrentar os adversários mais difíceis porque já tiveram o desenvolvimento específico pra idade dela, então elas estão jogando ali faz tempo, já tem uma boa rodagem, já estão em campeonatos de nível cada vez mais alto. Então, acho que é muito isso para que o Brasil seja realmente protagonista, tanto no adulto quanto na base".

'Precisamos de concorrentes para sermos competitivos': "A gente precisa de campeonatos internos. Acho que esse é o principal e não adianta só a Federação, a gente vê alguns campeonatos já de base, alguns outros campeonatos estaduais um pouco mais difíceis, com um pouco mais de concorrentes. Esse é o principal ponto, precisamos ter um todo para que a gente consiga ser competitivo".

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao Joga Junto na íntegra

Esporte