Topo
Esporte

Mbappé tem 'estreia dos sonhos', Real vence Atalanta e conquista Supercopa

do UOL

Arthur Macedo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/08/2024 17h51Atualizada em 14/08/2024 19h24

O Real Madrid é campeão da Supercopa da Europa. A equipe espanhola venceu a Atalanta por 2 a 0 nesta quarta (14), no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia.

Valverde e Mbappé fizeram os gols do jogo. Os lances aconteceram aos 14 e aos 23 minutos do segundo tempo. Vinicius Jr. deu assistência para o primeiro lance, e Bellingham acertou passe decisivo no outro.

A partida marcou uma 'estreia dos sonhos' para Mbappé. O francês, novo camisa 9 do Real Madrid, formou o ataque titular com Rodrygo e Vinicius Jr., fez gol e já levantou taça. Já Endrick, o outro reforço para a temporada, foi relacionado, mas não utilizado.

O Real chegou a seis Supercopas e se isolou como o maior vencedor do torneio. O clube espanhol, que já havia conquistado a taça em 2002, 2014, 2016, 2017 e 2022, superou os pentacampeões Barcelona e Milan.

O Real volta a campo no próximo domingo (18), contra o Mallorca, pela rodada de abertura de La Liga. Já a Atalanta estreará pelo Campeonato Italiano 2024/25 na segunda (19), contra o Lecce.

Como foi o jogo

Mbappé de '9'. A formação do novo ataque do Real é uma das questões que mais gera expectativa sobre a nova temporada europeia. O trio teve posicionamento base com Rodrygo pela direita, Mbappé pelo centro e Vinicius Jr. pela esquerda. Sem a bola, Rodrygo recuou para o meio-campo, fechando linha de quatro com Bellingham, Valverde e Tchouaméni. Como de costume no Real de Carlo Ancelotti, os jogadores não guardaram posição rígida e ocuparam diferentes faixas do campo.

Duelo complicado para o Real. A Atalanta teve preocupação extra com o setor defensivo e conseguiu travar o fluxo de jogo dos espanhóis. O time italiano chegou a ser melhor entre os 20 e os 30 minutos do primeiro tempo. No geral, os atuais campeões da Champions produziram mais, especialmente a partir de passes de Vini. Entretanto, houve momentos nos quais os merengues sofreram na saída de bola, parecendo sentir falta de Kroos — alemão que se aposentou após a Eurocopa.

Gol para frustrar bom início de segundo tempo da Atalanta. A equipe italiana voltou bem do vestiário, dominou os primeiros 10 minutos e gerou sua grande chance no jogo, forçando ótima defesa de Courtois. Mas o Real se mostrou letal. Em uma chance gerada por Vinicius aos 14', abriu o placar com Valverde e mudou a cara do jogo.

Kylian Mbappé, do Real Madrid, comemora gol na Supercopa da Europa - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images - Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images
Kylian Mbappé, do Real Madrid, comemora gol na Supercopa da Europa
Imagem: Valerio Pennicino - UEFA/UEFA via Getty Images

Para coroar a estreia. O 1 a 0 deu tranquilidade e espaço para o Real dominar a partida como ainda não havia feito. Foi nesse cenário que Mbappé brilhou. A bola passou pelos pés de Rodrygo, Vinicius e Bellingham antes de chegar limpa para o francês marcar seu primeiro gol com a camisa merengue, aos 23'. O camisa 9 foi substituído 15 minutos depois, quando o Real já estava com as duas mãos na taça e não era mais ameaçado. O jogo seguiu assim até o fim, confirmando mais um título para Ancelotti e companhia.

Lances importantes

Primeira finalização de Mbappé. O francês demorou 14 minutos para dar seu primeiro chute com a camisa do Real. Valverde arrancou pela direita e cruzou rasteiro para a área. Mbappé chutou de primeira, e Hien bloqueou.

Quase gol contra. A Atalanta assustou em um lance que parecia inofensivo. Aos 24', cobrança de lateral para a área. De Roon dominou e cruzou, Militão desviou de cabeça e mandou contra a própria meta. A bola bateu no travessão.

Lance de craque. Vinicius Jr. gerou espaço onde não havia aos 34'. O brasileiro ameaçou chutar de longa distância, repensou e optou por uma cavadinha para Bellingham. O passe foi preciso, mas a bola escapou ao bater no peito do inglês, que acertou o goleiro Musso em dividida e levou cartão amarelo.

Outra ótima enfiada. Aos 45', Vinicius acertou passe de trivela para o meio da área. Em condição de impedimento, Bellingham deixou para Rodrygo finalizar. O brasileiro bateu forte de pé esquerdo e acertou o travessão.

Começo forte da Atalanta. A equipe italiana chegou perto de abrir o placar aos 2' da etapa final. De Roon acertou cruzamento perfeito para a área, e Pasalic cabeceou. Courtois se esticou e fez ótima defesa, espalmando pela linha de fundo.

Vinicius Jr. comemora primeiro gol do Real Madrid na Supercopa da Europa - Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images - Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images
Vinicius Jr. comemora primeiro gol do Real Madrid na Supercopa da Europa
Imagem: Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images

1x0, Valverde aos 14' do 2ºT. Vinicius fez o mais difícil no lance. O brasileiro recebeu na área, passou por Djimsiti, deixou Hien no chão e acertou passe preciso. O uruguaio só empurrou para as redes.

Blitz madridista. Nos dois minutos após o gol, o Real forçou mais defesas de Musso do que no resto do jogo até então. Primeiro com Vini, que saiu em ótima condição após passe de Bellingham. O goleiro saiu bem e espalmou o chute. Escanteio na sequência, Bellingham recebeu na área e chutou. A bola subiu, e o arqueiro da Atalanta precisou se estucar para evitar o segundo.

2x0, Mbappé aos 23' do 2ºT. O primeiro do que devem ser muitos gols. Tudo começou com Rodrygo, que desarmou Hien e tocou para Vinicius. O brasileiro poderia bater, mas tentou passar para Mbappé. A bola cruzou toda a área, Bellingham ajeitou e tocou para o camisa 9. O francês bateu de primeira e deixou sua marca na estreia.

Ficha técnica - Real Madrid 2x0 Atalanta

Data: 14 de agosto de 2024
Local: Estádio Nacional de Varsóvia, Polônia
Árbitro: Sandro Schärer (Suíça)
Cartões amarelos: Bellingham e Vinicius Jr. (Real Madrid); Éderson e Djimsiti (Atalanta)
Gols: Valverde aos 14' do 2ºT e Mbappé aos 23' do 2ºT

Real Madrid: Courtois; Carvajal (Lucas Vázquez), Militão, Rüdiger e Mendy; Tchouaméni, Valverde e Bellingham (Ceballos); Rodrygo (Modric), Mbappé (Brahim Díaz) e Vinicius Jr (Arda Güler). Técnico: Carlo Ancelotti

Atalanta: Musso; Djimsiti, Hien (Palestra) e Kolasinac (Bakker); Zappacosta (Godfrey), De Roon, Éderson e Ruggeri; Pasalic (Manzoni), De Ketelaere (Retegui) e Lookman. Técnico: Gian Piero Gasperini

Esporte