Cerca de 190 corredores brasileiros participaram da "Maratona Para Todos" em Paris
No último sábado, em Paris, cerca de 190 corredores brasileiros participaram da "Maratona Para Todos". Além disso, outros 80 brasileiros participaram dos 10km, uma versão do evento criada para torná-lo ainda mais acessível a todos.
A prova foi uma iniciativa inédita do Comitê Organizador de Paris 2024, visando tornar os Jogos Olímpicos mais inclusivos ao permitir a participação de corredores amadores de todo o mundo.
O ator e atleta amador, Nicolas Prattes, foi um dos felizardos que concluiu o percurso.
"Foi a prova mais difícil da vida. Muita subida, muita subida, muita subida. Fora o fato de ser noturna, terminamos a prova era uma hora da manhã, e de eu ter chegado no mesmo dia, foi uma loucura. Mas acho que um dia histórico é assim. O que não é comum, é extraordinário. O que a gente fez nesse dia de 10 de agosto 2024, pela primeira vez na história atletas amadores podendo correr no mesmo percurso que a maratona olímpica é histórico. Isso foi o que me impulsionou durante toda a corrida. Poder contar para os meus filhos que eu estava lá nesse dia", disse.
O treinador de triathlon, Anderson Caveira Silva, correu a maratona e comemorou: "Ainda estou assimilando essa maratona em Paris. Encerrar todos esses dias de esporte do mais alto nível correndo 42km parece impossível de ter acontecido! Sim, eu corri no mesmo percurso dos maiores atletas do mundo! Vibrei, me emocionei, chorei, e tive a certeza de que a melhor experiência da minha vida no esporte foi concluída com sucesso. Obrigado, Paris!!", celebrou.
O percurso foi uma homenagem a um momento histórico da França e da Revolução Francesa: a Marcha das Mulheres em Versalhes, ocorrida em 5 de outubro de 1789, que revolucionou a história contemporânea da França. Naquela data, milhares de mulheres marcharam até o palácio do rei Luís XVI em Versalhes para forçá-lo a retornar a Paris com sua família, onde a população enfrentava a fome. Desde então, Luís XVI nunca mais deixou a capital francesa e assinou a Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos, um ato que ele havia anteriormente se recusado a realizar.
Percurso de 10km
Além da maratona, o evento também contou com uma corrida mais curta e acessível de 10km. O percurso passou por vários locais e monumentos icônicos no coração de Paris. Constanza Novillo, diretora de makerting, completou a prova e celebrou sua conquista.
"Participar da Maratona Para Todos foi uma experiência única e emocionante. Estavam comigo atletas amadores levados pela ASICS; alguns fizeram a maratona, enquanto eu e parte da equipe corremos os 10 km. A energia dos Jogos combinada com a torcida nas ruas foi contagiante. Ao longo de todo o percurso você via famílias e crianças torcendo, gritando os nomes dos corredores "Allez". Fora isso, olhar um monumento histórico a todo momento é fascinante. Voltei para o Brasil transbordando de emoção", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.