Topo
Esporte

OPINIÃO

'Avaliação de desempenho do Brasil em Paris foi superficial', diz Ana Moser

do UOL

Colaboração para o UOL, em Bragança Paulista

13/08/2024 21h03

Em participação no Cartão Vermelho desta terça (13), Ana Moser - ex-ministra do Esporte - explicou como o COB avalia o desempenho do Brasil nas Olimpíadas.

Na opinião da medalhista olímpica em Atlanta-1996, faltam ferramentas para uma cobrança mais profunda. Ela explicou que um dos problemas é que existem metas apenas por resultados e não para o crescimento das modalidades.

O esporte olímpico é responsabilidade do Comitê Olímpico e das confederações, que são privados. São financiados com recurso público, mas são privados. Não tem nenhum documento que formalize as metas entre a gestão, o governo [e essas entidades]. Não tem uma ferramenta de cobrança. As instituições são certificadas pelo ministério, mas é documental, não é de mérito. No fim do dia, é um acordo nacional sobre o que se quer com esporte: o Plano Nacional, que estabelece metas - no caso do documento que está no Senado, todas as instituições têm metas, mas só de resultados. Lá, a meta é ficar entre os 10 nas Olimpíadas, mas não há nenhuma meta - e esse é o problema - sobre o número de atletas de alto rendimento.
Ana Moser

Ana Moser: 'Esporte cresce em Olimpíadas, mas não é prioridade no Brasil'

A ex-ministra do Esporte disse que o assunto só é lembrado no país quando há grandes eventos, como as Olimpíadas. No entanto, Ana Moser entende que o tema é 'empurrado com a barriga' em outros momentos.

'Marta é maior que o futebol feminino!', diz Ana Moser

Ana Moser destacou o tamanho de Marta em relação à modalidade. A ex-jogadora de vôlei também ponderou sobre o reconhecimento da maior jogadora de futebol do mundo

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao Cartão Vermelho na íntegra

Esporte