Topo
Esporte

OPINIÃO

'Problema do VAR no Brasil não é tecnologia, é treinamento', diz ex-árbitro

do UOL

Colaboração para o UOL, em Aracaju

12/08/2024 14h58

O problema do VAR brasileiro é de conceito e treinamento, e não de tecnologia, afirmou o ex-árbitro Renato Marsiglia, em participação no De Primeira.

Segundo Marsiglia, o VAR da CBF peca pelo excesso de intervencionismo no trabalho do juiz de campo. O ex-árbitro explicou que a ferramenta foi concebida para corrigir lances factuais e indiscutíveis, mas vem sendo utilizado para "reapitar" as partidas.

O que a gente vê é que lá [no futebol europeu], eles interferem muito menos, mas aí não é uma questão de tecnologia, é muito mais uma questão de conceito, de treinamento. De quando que você deve interferir, de quando você deve sustentar a decisão de campo do árbitro, de quando você não deve entrar em questões que são de interpretação, tudo é questão de conceito.

A questão do VAR está entre a cadeira e o equipamento: tem a mão humana. E aqui o VAR interfere demais, ele interfere em questões de interpretação. Ele não foi criado para isso, mas para aqueles lances claros, óbvios, inquestionáveis, que a ética repudia e que até o torcedor da equipe prejudicada concorda. Esse é o objetivo do VAR, mas ele se expandiu, talvez pela pressão da mídia, dos torcedores, da comissão técnica, dos clubes, e o VAR passou a reapitar o jogo no Brasil. Renato Marsiglia, ex-árbitro de futebol

'São Paulo vai à CBF reclamar de perseguição a Zubeldía', diz Hernan

Presidente do São Paulo, Julio Casares vai fazer uma reclamação na CBF sobre os últimos cartões recebidos por Luis Zubeldía, informou André Hernan. O Tricolor entender que o treinador argentino já está marcado e sofre perseguição da arbitragem.

Por que o Flamengo de Tite toma tanto gol de bola aérea? PVC explica

Paulo Vinícius Coelho em sua tradicional prancheta por que o Flamengo de Tite tem sofrido tanto em lances pelo alto — como nos confrontos recentes com Palmeiras e São Paulo. Dos últimos 20 gols tomados pelo Rubro-Negro, mais da metade foram pelo alto.

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (às 16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (às 16h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao De Primeira na íntegra

Esporte