Topo
Esporte

Pai de herói do Palmeiras contra Flamengo vendia capas de chuva no Allianz

do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/08/2024 05h30

É um sonho realizado. Queria mandar esse gol para o meu pai. Se não fosse ele, não estaria aqui. Ele é um guerreiro. Feliz Dia dos Pais. Eu te amo.

Herói do Palmeiras contra o Flamengo, Luighi dedicou seu primeiro gol como profissional a Alex Santos, seu pai — justamente no Dia dos Pais. Alex é um guerreiro, como classificou Luighi em sua entrevista após a partida.

Alex nasceu em Sergipe e também tinha o mesmo sonho do filho: ser jogador de futebol. Ele até passou pela base do Santa Cruz, mas precisou largar tudo para começar a trabalhar desde cedo.

Quem acompanhou a trajetória de Luighi na base conta que ele é de origem muito humilde, e que enfrentava longos trajetos para poder continuar jogando na base palmeirense.

Uma das formas que seu pai encontrou para gerar mais renda foi vender capas de chuvas nos arredores do Allianz Parque — aproveitando a grande movimentação em dias de jogos, e o fato de ir com frequência ao local par acpmpanhar jogos do filho na base alviverde.

Luighi chegou ao Palmeiras aos 11 anos de idade, e fez sua estreia no profissional no dia 7 de julho, na vitória por 2 a 0 contra o Bahia — quando atuou apenas um minuto.

luighi - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Luighi chegou muito jovem ao Palmeiras e jogou na base com Endrick, Luis Guilherme, Fellipe Jack e Figueiredo
Imagem: Arquivo pessoal

No jogo seguinte, contra o Atlético-GO, jogou cinco minutos. E contra o Flamengo, quando jogou por mais tempo (14 minutos), conseguiu marcar. Ele é o jogador criado na base palmeirense que menos precisou de minutos para balançar a rede pela primeira vez: apenas 24.

Quem é Luighi?

luighi - Fabio Menotti/Palmeiras - Fabio Menotti/Palmeiras
Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Abel já disse que Luighi é mais parecido com Rony do que com Flaco López. O jovem é um camisa 9 que se destaca pela mobilidade e explosão, algo que Flaco não tem.

Ele tem 1,82 e chuta com o pé direito. O jogador teve uma média impressionante de gols no ano passado: 28 jogos e 23 gols marcados.

Na atual temporada pelo time sub-20, Luighi atuou em 21 jogos e marcou 12 gols. Seu contrato com o Alviverde vai até dezembro de 2028.

Luighi faz parte da "geração do bilhão" da base palestrina, que tinha Endrick e Luis Guilherme como destaques. No clube desde 2016, o atacante conquistou os Paulistas Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, sendo também bicampeão do Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023) e da Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023).

Esporte