Topo
Esporte

Zé Roberto, 50 anos: ex-jogador detalha dia a dia para manter físico

Ex-jogador da seleção e de grandes clubes listou como cuida de seu corpo aos 50 anos - Divulgação/adidas
Ex-jogador da seleção e de grandes clubes listou como cuida de seu corpo aos 50 anos Imagem: Divulgação/adidas
do UOL

Do UOL, em São Paulo

04/08/2024 22h00

Zé Roberto completou 50 anos no mês passado e, mesmo afastado dos gramados desde o fim de 2017, mantém um condicionamento que serve de inspiração para muitos jogadores atuais.

O ex-jogador listou ao UOL alguns segredos para continuar com uma forma física que lembra seus tempos de atleta. Em meio à rotina como empresário e palestrante, ele protagonizou a campanha do novo calçado da Adidas, o Dropset 3, e é patrocinado pela empresa.

Meus cinco pilares são a disciplina, a alimentação saudável, o sono de qualidade, o treinamento e a hidratação. Aos 50, percebo que a recuperação é um pouco mais lenta e preciso ajustar meu treinamento para evitar lesões, mas essas atividades me ajudam a manter um bom nível Zé Roberto

A nova vida de Zé Roberto

Transição pós-carreira. "Quando me aposentei, meu corpo estava acostumado com uma rotina intensa de treinos e jogos, então continuei ativo, mas com uma abordagem mais leve. Nos primeiros dias, me permiti comer algumas guloseimas que evitava, mas rapidamente retomei a rotina equilibrada."

Base da alimentação e sono longo. "Minha alimentação sempre foi balanceada, com muitas proteínas, vegetais e carboidratos de qualidade. Isso não mudou muito, mas agora tenho mais flexibilidade. Quanto ao sono, sempre valorizei boas noites de descanso — e continuo priorizando isso."

O 2024 do Zé Roberto. "Meu dia a dia é bem diversificado. Divido meu tempo entre minha empresa (ZR11 Performance Club), projetos de marketing, palestras e minha família. Mas a rotina de exercícios é diária, com musculação e corridas."

Dica aos recém-aposentados. "Manter um bom nível físico após a aposentadoria ajuda na qualidade de vida, previne lesões, problemas de saúde... proporciona uma sensação de bem-estar. É importante para dar o exemplo e mostrar que a disciplina e o cuidado com o corpo devem ser constantes."

Metas para 2034 (e 2044). "Aos 60 anos, quero continuar ajudando jovens atletas e mantendo uma boa forma física. Aos 70, espero estar com saúde e ainda praticando, mas também compartilhando minha experiência e conhecimento com as próximas gerações. A chave é manter uma vida equilibrada, com exercícios, alimentação saudável e uma mentalidade positiva."

Esporte