Topo
Esporte

Abel aposta em bom retrospecto contra Inter para reerguer Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

04/08/2024 07h00

Na tarde deste domingo, o Palmeiras terá seu primeiro compromisso deste complicado mês de agosto. O Verdão visita o Internacional a partir das 17h (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Alviverde passa por um momento turbulento nesta altura da temporada. A equipe sofreu quatro derrotas nos últimos cinco jogos, sendo três delas consecutivas - duas no Campeonato Brasileiro (Fluminense e Vitória) e uma na Copa do Brasil (Flamengo).

No entanto, o Palmeiras terá um fator que pode fazer a diferença neste sábado: Abel Ferreira. O treinador possui retrospecto favorável contra o Internacional e quer recolocar o time palmeirense no caminho das vitórias.

Desde que Abel chegou ao Verdão, em outubro de 2020, encarou o Colorado em oito oportunidades - todas pela Série A. O português soma quatro vitórias, um empate e três derrotas enfrentando o Internacional.

A primeira vez que Abel Ferreira ficou frente a frente com o Internacional foi em dezembro de 2020, dois meses após assumir o comando do Alviverde. O técnico, porém, estreou com derrota: perdeu por 2 a 0, no Beira-Rio, na 26ª rodada daquele Brasileirão.

Depois, em contrapartida, o comandante português se encontrou no futebol brasileiro e emendou uma sequência de três vitórias consecutivas contra o rival gaúcho - duas delas em casa (2 a 1 e 1 a 0) e uma no Rio Grande do Sul (2 a 1).

Foi no Brasileiro de 2022 que o técnico amargou a sua pior derrota diante do Internacional. Na última rodada do torneio daquele ano, o já campeão Palmeiras foi superado por 3 a 0 fora de casa. Naquela edição, inclusive, os dois times disputaram o título, com o Verdão terminando no topo com 81 pontos, e o Colorado em segundo, com 73.

Já nos últimos dois anos, o retrospecto de Abel Ferreira contra o Colorado tem sido de maior equilíbrio. Nos últimos três confrontos entre as equipes, o time palestrino acumulou uma vitória (3 a 0), um empate sem gols e um revés (0 a 1).

O revés veio justamente na última vez em que se encontraram, no primeiro turno da Série A desta temporada. O Palmeiras foi superado pelo adversário gaúcho por 1 a 0 na Arena Barueri, na segunda rodada, com direito à 'lei do ex' do atacante Wesley.

Agora, Abel busca melhorar seu retrospecto diante do Inter para recolocar a equipe palestrina nos trilhos novamente. O português também quer evitar amargar a sua pior sequência de derrotas desde que chegou ao clube.

O comandante, porém, vive dilema se poupa ou não contra o time gaúcho, muito por conta do duelo da volta contra o Flamengo na Copa do Brasil - isso porque, na ida, o Palestra amargou um placar de 2 a 0 no Maracanã. O segundo jogo será às 20h da próxima quarta-feira, no Allianz Parque.

A tendência é que Abel mande a campo um 11 inicial composto, em sua maioria, por reservas. Todavia, mesmo com os titulares poupados, o Verdão vai em busca dos três pontos.

Esporte